Início Destaques do Dia Maringá é premiada pelo maior índice de alfabetização entre cidades com mais...

Maringá é premiada pelo maior índice de alfabetização entre cidades com mais de 200 mil habitantes

Maringá foi premiada pela maior taxa de alfabetização de crianças ao final do 2º ano do ensino fundamental entre todos as cidades paranaenses com mais de 200 mil habitantes. A premiação foi realizada pela União dos Dirigentes Municipais de Educação do Paraná (Undime-PR). Além disso, é a oitavo município brasileiro com o melhor resultado no indicador. 

A premiação ocorreu na última quinta-feira, ao longo do Fórum Estadual Extraordinário da Undime-PR, em Foz do Iguaçu. Na rede municipal de ensino de Maringá, 80,5% das crianças atingiram o patamar de alfabetização estabelecido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para o 2º ano do ensino fundamental. Com o resultado do Indicador Criança Alfabetizada, o município já superou a meta prevista para ser cumprida até 2030 e atingiu o nível 5 de alfabetização, o máximo definido pelo Inep. 

Além do prêmio pelo melhor resultado de alfabetização, Maringá foi premiada pela nota conquistada no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A Cidade teve nota 7,2 nos anos iniciais do ensino fundamental e tem a melhor nota entre as cinco maiores cidades do Estado. 

“Estamos à frente da maior parte das cidades brasileiras e com avanços significativos na educação maringaense nos últimos anos. A premiação é resultado da transformação que realizamos na rede municipal de ensino, com a valorização dos profissionais, materiais pedagógicos de excelência e a implantação de uma educação inovadora e tecnológica”, diz o prefeito Ulisses Maia. 

A secretária de Educação, Nayara Caruzzo participou do Fórum Estadual Extraordinário da Undime. “A gestão municipal, além do investimento em grandes obras, equipamentos inovadores e ampliação da oferta de vagas na educação infantil e ensino integral, investiu na formação dos professores e na garantia de um ambiente para valorização de todos os servidores, o que potencializou nossos resultados.”

Da Redação
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: