Mais de 22 mil estudantes de ensino médio prestaram no último domingo as provas do Processo de Avaliação Seriada (PAS) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). De acordo com a Comissão do Vestibular Unificado (CVU) a avaliação transcorreu com normalidade em todos os locais de prova e no total, 22.392 estudantes compareceram à prova, o que representa 93,6% do total de inscritos. Historicamente, as provas do PAS costumam ter baixos índices de desistência.
Mesmo assim, a abstenção de 6,4% foi a menor registrada pelo PAS desde 2018, quando somente 5,7% dos candidatos faltaram à avaliação. “O tempo ajudou, porque não houve chuva, e os locais de aplicação foram bem espalhados, principalmente em Maringá. Dessa forma, os candidatos não tiveram problemas para chegar à prova. Esse conjunto de fatores contribuiu para a baixa abstenção observada”, comemorou a coordenadora da comissão, Márcia do Nascimento Brito.
Estudantes de ensino médio de escolas públicas ou privadas cadastradas junto à UEM participam do PAS. A avaliação ocorre de maneira seriada: no final de cada ano do ensino médio, os estudantes fazem uma prova que engloba conteúdos específicos da série em que estão matriculados. O desempenho obtido em cada etapa é acumulado e estabelece o escore final do estudante no concurso.
Em 2024 o processo seletivo recebeu 23.926 inscrições, sendo um aumento de 824 candidatos em relação ao ano passado. Os 3,2 mil inscritos na terceira etapa do PAS concorrem a 374 vagas em mais de 70 cursos de graduação da UEM, sendo 209 para ampla concorrência e 165 via política de cotas sociais, para negros e para Pessoas com Deficiência (PcD).
O processo prevê o ingresso dos aprovados em março de 2025, quando o calendário acadêmico da UEM voltará a coincidir com o calendário civil. O próximo ano letivo começará em março e terminará em dezembro do ano que vem.
Da Redação
Foto – Reprodução