O governador Carlos Massa Ratinho Junior estará cumprindo agenda hoje em Maringá, pois inaugura às 14 horas, o Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Padre Joseir Sversutti, no Jardim Olímpico.
A unidade tem cerca de 6 mil metros quadrados de área construída, com 12 salas de aula, seis laboratórios, auditório, biblioteca, anfiteatro, quadra poliesportiva coberta e demais ambientes. O CEEP pode atender até 1.260 alunos que buscam por cursos técnicos integrados ao Ensino Médio.
Atualmente, são por volta de 42 mil alunos matriculados nos cursos de Educação Profissional em todo o Paraná. O intuito do programa é facilitar a entrada dos jovens no mercado de trabalho por meio da capacitação e do preparo profissional ainda na escolarização.
Durante o mesmo evento, o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, abordará o Programa Parceiro da Escola, uma iniciativa que visa modernizar a administração e a infraestrutura das escolas estaduais, mantendo a qualidade do ensino e a gratuidade da educação. As consultas públicas para adesão ao programa serão realizadas entre os dias 6 e 9 de dezembro em 177 escolas de 98 municípios do Paraná.
VOTAÇÃO
Em Maringá, sete escolares foram selecionadas para a votação do Programa Parceiro da Escola: Unidade Polo, Dirce de Aguiar Maia, Rodrigues Alves, Basílio Itiberê, João de Faria Pioli, Adaile Maria Leite e Branca da Mota Fernandes.
Para a chefe do Núcleo Regional de Educação, Isabel Cristina Domingues, o projeto tem como vantagem a agilidade na manutenção das escolas, além de evitar que os alunos tenham aulas vagas. “A escola contrata professores de português e matemática, que ficam à disposição. Esses professores, na ausência de outros, trabalham com a recomposição curricular. A empresa parceira pode fazer pequenos reparos. O uniforme é uma responsabilidade da escola parceira. Os projetos pedagógicos, a empresa pode implantar, se a comunidade desejar o diretor leva essa proposta, eles se organizam e a proposta é aceita. Temos muitas vantagens no dia a dia, além de que o diretor passa a ser só pedagógico. Ele vai ter tempo de assistir aula, conversar com os outros na hora-atividade, de atender os pais. O foco dele é em cima daquilo que ele estudou, ele é professor e vai trabalhar com a aprendizagem dos alunos”, diz.
Da Redação
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