A Prefeitura de Maringá contará com Apolo (Assistente de Processamento e Organização de Licitações Otimizado), um bot para a análise automatizada de editais de licitação, desenvolvido pela equipe de auditores da Secretaria de Compliance e Controle. O lançamento oficial ocorrerá na próxima segunda-feira, às 15h, no Auditório Hélio Moreira.
O Apolo fará diariamente a análise automática dos editais de licitação publicados, que serão avaliados em dois momentos: no ato de publicação e na homologação do processo. A partir de filtros criados pela equipe de auditores, a ferramenta analisa se os editais reúnem o estudo técnico preliminar, parecer jurídico, solicitação de despesa, autorização da autoridade competente e também indica possíveis situações sobre o CNPJ das empresas participantes das concorrências.
Se for identificada alguma falha, o sistema gerará um aviso para os auditores, o que ajudará a prevenir problemas nas contratações e a antecipar correções, minimizando a possibilidade de cancelamentos ou suspensões dos pregões.
O Apolo é inspirado na Ferramenta Alice, sistema desenvolvido pela Controladoria-Geral da União (CGU) e que foi adotado pela Prefeitura de Maringá em janeiro. “A ideia dos nossos auditores foi desenvolver um sistema próprio e que pudesse ser ajustado constantemente a partir das necessidades identificadas pela equipe. Além disso, toda a programação foi desenvolvida considerando as características dos processos licitatórios de uma administração municipal”, explica o secretário de Compliance e Controle, Maurício Domingos.
Além da análise feita pelos auditores de controle interno e pela Ferramenta Alice, todos os processos licitatórios da Cidade também passarão pelo Apolo.
Da Redação
Foto – Reprodução