Início Destaques do Dia UEM abre inscrições para 512 bolsas do Formação de Estudante Empreendedor

UEM abre inscrições para 512 bolsas do Formação de Estudante Empreendedor

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) abriu as inscrições para o Programa de Formação de Estudante Empreendedor (PFEE-UEM). O programa é vinculado à Pró-Reitoria de Ensino (PEN) e feito em parceria com a Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Comunitários (PRH). As inscrições vão até o próximo domingo, com o intuito de selecionar bolsistas para a formação de empreendedores e a promoção de soluções inovadoras que beneficiem a comunidade.

Para estudantes que estão matriculados de forma regular em cursos presenciais da UEM, serão oferecidas 511 bolsas de R$ 640, com duração de até 12 meses. A seleção dá preferência para aqueles que estão em condições de vulnerabilidade social e econômica.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente por meio do Formulário de Inscrição disponível pela internet, juntamente com a anexação dos documentos comprobatórios.

Assim, os candidatos devem apresentar os documentos exigidos para comprovação do Índice de Vulnerabilidade Socioeconômica. A UEM assegura uma cota mínima de 12% das bolsas para os câmpus regionais da instituição.

Além do valor da bolsa, os bolsistas deverão cumprir uma carga de atividades, que inclui a realização obrigatória do curso “Empreendedorismo e Inovação”, ter uma frequência mínima de 75% nas disciplinas do curso de graduação em que estão matriculados e participar de pelo menos três cursos on-line oferecidos pela Universidade Virtual do Paraná (UVPR), na modalidade Massive Open On-line Courses (MOOCs), que poderão ser acessados por meio da internet.

Os bolsistas também serão incentivados a participar de projetos e cursos de extensão. Com isso, será permitido o acúmulo de bolsas provenientes de fomento, mesmo o bolsista estando vinculado a projetos distintos, independentemente da carga horária fixada em cada um dos projetos, desde que atendido o preconizado nos Art. 26 e 26-A do Ato Administrativo 02/2024-SETI.

Uma bolsa será destinada a um profissional graduado para atuar na coordenação e monitoramento das atividades do programa, com uma bolsa no valor de R$ 3,2 mil, também com validade de até 12 meses. O intuito dessa bolsa é contribuir com a gestão do PFEE, garantindo a avaliação e o acompanhamento dos bolsistas.

Os candidatos a essa vaga devem ter diploma de graduação e não podem acumular bolsas de outras instituições de fomento, independentemente da carga horária das atividades vinculadas a cada projeto.

PROCESSO DE SELEÇÃO

O edital de classificação será publicado no dia 23 deste mês. O resultado final, juntamente com a convocação dos classificados para a entrega dos documentos necessários e assinatura dos termos de compromisso ocorrerá no dia 26. As duas publicações estarão disponíveis no site da PEN.

Da Redação
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: