A Secretaria de Trabalho, Renda e Agricultura Familiar (Setrab) está alertando a população a respeito de tentativas de golpes registradas em Maringá. Golpistas têm se passado por fiscais e entram em contato por WhatsApp, e-mail ou telefone com comerciantes que têm inspeção municipal, para obter informações e efetuar falsas cobranças.
Entre os casos identificados, os golpistas pedem que as vítimas compartilhem um código de verificação recebido via SMS. Assim, ao informar esse código, os criminosos conseguem invadir o WhatsApp da vítima e acessar os contatos. Outro golpe frequente é o envio de e-mails falsos em nome da Prefeitura de Maringá com pedido de pagamento de taxas.
Segundo o secretário de Trabalho, Renda e Agricultura Familiar, Rogério Aparecido Bernardo, os golpistas se apresentam com frequência como inspetores municipais ou agentes de vigilância sanitária para ganhar a confiança da população. “É fundamental que os proprietários de estabelecimentos comerciais estejam atentos. Pedimos cuidado redobrado, especialmente dos idosos, que são as principais vítimas de golpes financeiros. Nunca compartilhem informações ou façam pagamentos sem antes verificar a procedência da solicitação pelos canais oficiais da Prefeitura”, reforça o secretário. Além do prejuízo financeiro, há um impacto emocional significativo para as vítimas, que se sentem injustiçadas e enganadas”, diz.
ORIENTAÇÕES
Há algumas orientações para evitar cair em golpes. Caso receba um código por SMS, jamais compartilhe com terceiros. A Prefeitura de Maringá não faz esse tipo de procedimento. Já referente aos e-mails, é recomendado verificar sempre o remetente. E-mails oficiais da Prefeitura têm o domínio @pr.gov.br. Além disso, use os canais oficiais da Prefeitura de Maringá para confirmar qualquer cobrança ou pedido de informações. A Ouvidoria Municipal atende no telefone 156 e para serviços online e presenciais, acesse o site oficial da prefeitura.
Da Redação
Foto – Reprodução