O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025 abre seu período de inscrições nesta sexta-feira (17), com prazo até terça-feira (21). O Sisu é uma das principais portas de entrada para as universidades públicas brasileiras, e para concorrer às vagas, os estudantes precisam ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, cujo resultado foi divulgado na última segunda-feira. Além disso, para participar, é necessário que o candidato não tenha zerado a redação e que não tenha prestado o exame na condição de “treineiro”.
Nesta edição do Sisu, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) oferece 639 vagas, distribuídas entre 52 cursos de graduação em diferentes turnos e campus. Deste número de vagas, 328 são destinadas à ampla concorrência e 311 são voltadas a ações afirmativas. Há 115 destinadas a cotas sociais para negros, 141 para cotas sociais em geral, 22 para negros e 33 para Pessoas com Deficiência (PcD). Mais informações detalhadas sobre os cursos e vagas podem ser consultadas no edital publicado pela Diretoria de Assuntos Acadêmicos (DAA), vinculada à Pró-Reitoria de Ensino (PEN) da UEM.
As inscrições no Sisu 2025 são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Para realizar a inscrição, o candidato precisa acessar o portal com os dados da plataforma gov.br e preencher o perfil socioeconômico. Cada candidato pode escolher até duas opções de cursos, turnos ou universidades, e pode alterar suas escolhas durante o período de inscrição.
A partir do segundo dia de inscrições, o Sisu divulgará diariamente as notas de corte para cada curso, o que ajuda os candidatos a tomar decisões mais informadas sobre suas opções. A seleção considera as notas obtidas nas diferentes áreas do conhecimento do Enem: Redação, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. A UEM, conforme o Termo de Adesão ao Sisu 2025, aplica o mesmo peso para todas as notas, independentemente do curso escolhido.
Alexia Alves
Foto – Reprodução