A intensa chuva que caiu sobre Maringá ontem de manhã causou alagamentos em vários pontos da Cidade. Houve alagamentos no Jardim Alvorada, nas avenidas Morangueira, Sophia Rasgulaeff, Guaiapó, no Condomínio Estância Zaúna e na UPA Zona Norte.
Na avenida Morangueira um carro caiu em uma canaleta, perto da Associação dos Funcionários Municipais de Maringá (AFMM), quando tentou desviar um pouco da água da pista. Segundo os bombeiros, uma vítima precisou ser retirada do veículo e foi necessário acionar os órgãos de trânsito para o isolamento da via.
Na avenida Sophia Rasgulaeff um córrego transbordou, passando pela avenida. Na avenida Colombo, entre Maringá e Sarandi o tráfego ficou inviável.
Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), Maringá registrou 50mm de chuva até às 13h30, isto é, pouco mais de 25% do volume esperado para todo o mês de janeiro. No município, a média histórica de chuvas para o mês é de 188mm.
A Prefeitura de Maringá informou que as equipes das secretarias de Infraestrutura e Limpeza Urbana e da Defesa Civil estiveram nas ruas atuando nos pontos de alagamento causados pelas fortes chuvas registradas na Cidade. O município está mapeando as causas dos alagamentos e as medidas que podem ser adotadas para resolução do problema. “As equipes da prefeitura já identificaram que, em determinados pontos, a falta de manutenção na rede de galerias de águas pluviais e bueiros entupidos tem impedido o escoamento da água da chuva”, explica a gestão pública por meio de nota.
“Estamos empenhados em realizar as melhorias necessárias para resolução do problema”, diz o secretário de Infraestrutura e Limpeza Urbana, Vagner Mussio.
RECOMENDAÇÕES
Se você mora ou estiver em uma área de alagamento, a Defesa Civil alerta para que não deixe crianças brincarem nas águas de inundações, alagamento e enxurradas. Além de vários perigos, elas poderão estar contaminadas; caso perceba que o volume de água está subindo, ameaçando os bens, ponha-os a salvo, elevando-os, somente faça isso se não houver riscos.
Se, por algum motivo, ficar ilhado, ligue 193 – Corpo de Bombeiros ou Defesa Civil pelo 199; proteja-se em locais elevados até a água baixar. Estando em veículo, se possível, estacione em um local elevado e espere a água baixar; não fique próximo a caminhões ou ônibus.
Não pare o carro próximo a árvores ou postes; evite atravessar áreas alagadas, só faça isso se for realmente necessário. Se precisar fazê-lo, atente para o seguinte: Não tente atravessar vias com água acima da metade da roda (observe outros carros) e mantenha sempre a rota da rua sem fazer desvios, evitando buracos escondidos na margem; se precisar atravessar um local alagado: ande em primeira marcha e devagar sem jamais trocar de marcha dentro d’água, mantendo a aceleração constante, por volta dos 2.500 giros, para evitar que entre água pelo escapamento e o carro apague.
Mantenha distância do carro da frente, pois, se o mesmo apagar, você tem a opção de fazer uma rota alternativa. Se o carro morrer, não tente fazê-lo pegar. Solicite ajuda e, se possível, retire-o do local onde está parado, para que a água não entre no veículo causando panes. Se não houver como movê-lo, não espere dentro do carro o volume de água diminuir, pois, na maioria das vezes, a tendência é aumentar e você poderá ficar preso ao veículo, sem poder sair.
PREVISÃO DO TEMPO
O final de semana em Maringá será marcado com chuva. Hoje, a temperatura mínima será 22º e a máxima será de 26º. Já amanhã, também haverá chuva, com temperatura mínima de 22º e máxima de 27º. As informações são do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).
Da Redação
Foto – Reprodução