Início Coluna Francês Press Francês Press

Francês Press

PROCURA

As filas formadas nos CMEIs na noite de anteontem para ontem externaram a preocupação dos maringaenses com a matrícula dos filhos. E os “fãs” da administração anterior acreditavam em um “problema resolvido” com a compra de vagas.

TEMOR

O medo de não conseguir vagas para os filhos foi testemunhado pelo próprio prefeito Silvio Barros II e pelos vereadores Guilherme Machado, Lemuel e Luiz Neto. Os edis inclusive já estão propondo que a fila se torne online para evitar sofrimento desnecessário.

MUDANÇA

A presença dos três vereadores comprova o que o presidente Mário Hossokawa declarou: que acredita que agora com 23 vereadores o legislativo municipal será muito mais dinâmico e que os novatos mostram “vontade de trabalhar muito grande”.

NOVOS

Inclusive dos 23 edis de Maringá, os presentes, ouvindo queixas nas filas que se formaram defronte vários CMEIs são todos vereadores novatos, de primeiro mandato.  E já propuseram solução!

COBRANÇA

Outro viés para a situação criada: a gestão anterior do município não registrou esse tipo de cobrança. E ela ocorre contra os novos ocupantes da Prefeitura que ainda estão levantando a situação geral, no primeiro mês de mandato!

CUIDADOS

Um caso que deve ser analisado por pessoas que levam bilhetes a lotéricas para checar se ganharam prêmios. No Distrito Federal uma atendente disse que o bilhete do cliente não tinha ganho nada e jogou o bilhete no lixo.

CHECAGEM

O próprio cliente que tinha anotado os números, fez posteriormente outra conferência e descobriu o logro. Na lotérica uma câmera de monitoramento mostrou a funcionária recolhendo o papel do cesto de lixo. O cliente acabou recebendo R$ 34 mil de prêmio e a atendente foi despedida.

INVASÕES

No Brasil, invasores dos órgãos governamentais em Brasília continuam presos, muitos com penas superiores às de verdadeiros bandidos. Tudo por que a Justiça agrega direcionamento político nos julgamentos às pessoas tidas como inimigas do governo atual.

DIFERENÇA

Nos Estados Unidos, por invasão violenta ao Capitólio, quando um policial e três manifestantes morreram, foram poucas condenações. O novo presidente, Donald Trump, assinou o perdão e foram libertados. E lá o Supremo não vai derrubar o ato presidencial.

ULTRAJE

O novo presidente declarou que “o que fizeram com essas pessoas é ultrajante”. Apesar disso Trump não restabeleceu automaticamente os direitos civis dos envolvidos. Não podem votar nem portar armas, por enquanto. Dependem de revisão futura.

VAPT VUPT

Nova vereadora, antes mesmo do início das sessões Giselli Bianchini já está mostrando trabalho. Levou à Secretaria de Infraestrutura e Limpeza Urbana a reclamação de uma munícipe contra lixo em terreno ao lado de sua casa.

PARCERIA

Em poucos dias o local já foi limpo por trator e caminhão enviados pelo secretário Vagner Mussio. Agora a vizinhança precisa vigiar o local. Se alguém for descarregar lixo, filmar a placa do veículo. Sem essa ação o problema nunca acaba.

COMPARTILHE: