Início Maringá Prefeitos discutem tarifa do pedágio do Lote 4 em reunião da Amusep

Prefeitos discutem tarifa do pedágio do Lote 4 em reunião da Amusep

A tarifa do pedágio do Lote 4, que afeta Maringá e outras cidades da região, foi o tema central de um encontro realizado entre o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, e os 30 prefeitos da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep).

A reunião, que marcou a primeira do ano da associação, teve como foco as expectativas sobre o leilão da concessão do pedágio, previsto para ocorrer no segundo semestre de 2025.

Durante a reunião, o secretário Sandro Alex explicou que o leilão do Lote 4 deverá ocorrer no segundo semestre de 2025, mas o processo ainda enfrenta alguns obstáculos.

O projeto aguarda a análise do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que deve se concluir até o final de maio. “Nosso objetivo era realizar o leilão ainda no primeiro semestre, mas além da questão da apreciação do TCE, o calendário de agendamentos da Bolsa de Valores de São Paulo (B3) também impacta a data”, comentou o secretário. Apesar das dificuldades, Alex se mostrou otimista, afirmando que o leilão pode ocorrer já em setembro.

O Lote 4, com extensão de 628 km, abrange trechos das rodovias federais BR-272, BR-369, BR-376 e estaduais PR-182, PR-272, PR-317, PR-323, PR-444, PR-862, PR-897 e PR-986. Este lote faz a ligação de Cornélio Procópio a Guaíra, passando por cidades como Londrina, Maringá e Umuarama.

O projeto de concessão também prevê obras de contorno em diversas cidades, incluindo 59,2 km em Itaúna do Sul, norte de Londrina, Nova Londrina e sul de Maringá.

A reunião da Amusep contou ainda com a presença do deputado Alexandre Curi, que toma posse como presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) na segunda-feira. “Fiz questão de vir a Maringá antes de minha posse como presidente da Assembleia Legislativa para dizer aos prefeitos que meu gabinete estará sempre de portas abertas para recebê-los independente de sua ideologia”, disse o deputado.

Curi destacou que voltará em breve para debater as ideias de projetos que os prefeitos quiserem colocar na mesa. Ele disse ainda que é muito importante que os prefeitos elaborem projetos junto com suas equipes. “O governador Ratinho Junior sempre diz que se uma prefeitura tem um projeto e o traz ao governo do Estado, dificilmente ficará sem a obra porque o Paraná tem atualmente grande capacidade de investir e de fazer obras e nós na Assembleia estamos prontos para apoia-los”. 

Alexia Alves
Foto 0- Luciana Peña/CBN

COMPARTILHE: