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Marketing de mentira ou Marketing que parece marketing

“Últimas unidades pela METADE do DOBRO” – Práticas assim AINDA funcionam. Você AINDA consegue faturar alto sendo MENTIROSO. Fiz questão da palavra “AINDA” porque essa prática de mercado está com os dias contados.

Gente gritando aloprada na FRENTE DAS LOJAS …  músicas nos mais altos DECIBÉIS… Clique 1,2,3 para isso ou aquilo e depois uma vozinha sem graça dizendo que você é o 15. a ser atendido… UMA DESLAVADA DESCONSIDERAÇÃO COM O CLIENTE. O MARKETING QUE PARECE MARKETING faz o cliente sentir-se explorado. No popular de nosso idioma, um “TROUXA” mesmo.  Na verdade o MARKETING DE UM NEGÓCIO é a expressão de caráter daquilo que ele é.

CONTRAPONTO: Vamos comentar rapidamente o bom e VERDADEIRO MARKETING. Eles fazem as MARCAS despertarem SENSAÇÕES, SENTIMENTOS E IMPRESSÕES. E existe algo que você faz pelo seu cliente que SÓ VOCÊ PODE FAZER e que melhora a vida dele em alguma coisa importante. Essa é a REAL RAZÃO DE EXISTIR O SEU NEGÓCIO e aqui implica o seu atendimento, a sua equipe,  a sua marca. Essa é a DIFERENÇA no MUNDO DOS NEGÓCIOS. Essa é a MISSÃO que deveria estar escrita no SEU SITE e deveria ser a MOTIVAÇÃO das pessoas quererem TRABALHAR COM VOCÊ.

Em VENDAS geralmente é assim: Fácil de gostar de comprar mas difícil gostar de quem vende. A vezes você compra o que não precisa e o vendedor é capaz de vender um pacote de gelo para um esquimó em pleno inverno porque sua missão é empurrar aquilo de mais caro da loja ou negócio e a sua memória ativa não esquece a indústria de boletos batendo em sua porta e não dá outra. Lá vem o vendedor todo sorrisos para te vender e ele que fique atento. Assim também PROPAGANDAS. Uma pesquisa feita no meio do ano de 2023 perguntava o quanto você confia em propagandas. 64% dos brasileiros deram uma nota entre 0 e 5, ou seja, dois terços da população tem uma relação negativa de confiança com anúncios e esse número fica ainda maior entre os adolescentes e jovens. Aquele marketing enganoso que chega no meio do seu jogo e te obriga a assistir a sua mídia para você poder continuar.

E o digital vai resolver isso?

Um pai inexperiente, seu primeiro filho, e o bebezinho tem dificuldade em adormecer. O pai vai buscar ajuda no Youtube com pequenas canções de ninar. Aí o pequenino consegue finalmente adormecer. A canção de ninar vai rolando e o papai levando o bebezinho no berço quando repentinamente aparece uma mídia de comida delivery bloqueando o aplicativo, com uma trilha de rock pesado, acordando o pequeno. Quem foi a alma inteligente de inserir uma mídia com uma música de estourar, no meio de canções de ninar? Assim, a proliferação de spams, anúncios obrigatórios, banners, e-mails indesejáveis e notificações sem parar, dominam esse novo mundo.

O contraditório do ChatGPT é que eles trazem com muita eficiência os números em detalhes, pesquisas, métricas etc… mas a máquina não tem sentimento, não tem percepção e o que precisam entender é que tudo isso é feito para impactar e inspirar pessoas, afinal, o consumidor é ser humano. Coisas não digitais que terão muito valor no dia de amanhã após o tsunami da IA: sentimento, percepção, abraço, sorriso, intuição.

Neste mundo volátil, duas verdades acontecem: tem gente mais pobre do que você que está vencendo e tem gente mais rica do que você e está fracassando. Dentro de mentiras e verdades, vivemos grandes ONDAS na humanidade. Primeiro veio o CARRO provocando sedentarismo corporal, pois queremos ir de carro até para conversar com o vizinho. Depois outra GRANDE ONDA, as ACADEMIAS para matar o sedentarismo do CORPO. Agora vem um TSUNAMI chamado IA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL que acaba provocando um sedentarismo psico-neurológico. Sim, chegamos à GERAÇÃO MIOJO, querem tudo para agora. Sim, vivemos um novo MURO DE BERLIM DIGITAL.

A verdade que o ser humano não é um carro, uma geladeira, um forno de microondas ou um aparelho de TV que nascem novos e vão se gastando… o ser humano nasce não pronto e vai se fazendo. Por aqui você pode escolher coragem ou conforto. Nunca os dois juntos. Desde que o mundo é mundo, o PROTAGONISMO foi a mudança.  Quando colocamos o marketing que parece marketing, observamos que propagandas são ruído, são fricção, às vezes uma dorzinha de cabeça, um barulho que vou ter de aguentar porque os “patrocinados” estão pagando por parte de algo que estou acessando. Mas enquanto for esta a visão, esse tal de marketing NÃO IRÁ RESOLVER O PROBLEMA. Como autor de IE – INTELIGÊNCIA EMOCIONAL, trabalho isso no livro, uma forma de compreender e lidar com as emoções, tanto nossas como dos outros. E os HÁBITOS que podem ser mudados e melhorados para ajudar o ser humano a se desenvolver e conquistar o seu destino.

Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!

  • Gilclér Regina palestrante de sucesso, escritor com vários livros, CDs e DVDs que já venderam milhões de cópias e exemplares no Brasil, América, Ásia e Europa. Clientes como General Motors, Basf, Bayer, Banco do Brasil, Grupo Silvio Santos, entre outros…  compram suas palestras. Experiências no Japão, Portugal, Estados Unidos, entre outros países… 5000 palestras realizadas no país e exterior. Atualmente no top 10 dos livros mais vendidos no ranking do Google.
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