Início Destaques do Dia Vereadores realizam primeira sessão de 2025

Vereadores realizam primeira sessão de 2025

A Câmara de Maringá dá início aos seus trabalhos legislativos de 2025 nesta terça-feira, com a primeira Sessão Ordinária do ano. A sessão contará com a presença do prefeito Silvio Barros (PP) e marcará a estreia dos oito novos vereadores, sob o comando do presidente em exercício, Sidnei Telles (Podemos).
Enquanto isso, Sidnei Telles garante que a Casa segue funcionando de forma harmoniosa, com os trabalhos legislativos avançando conforme o planejado. Ele também comenta sobre o retorno de Mário Hossokawa, que foi afastado do cargo por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF): “nossa expectativa é de que ele retorne, uma vez que a maioria dos vereadores o elegeu e acreditamos que, após a definição do Supremo, ele poderá voltar a conduzir os processos da Casa”, completou.

Durante as sessões, os vereadores têm como principal tarefa votar projetos e requerimentos de informações ao Executivo, sempre com o objetivo de atender às demandas da população e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. O plenário está aberto à comunidade para que a população exerça seu papel de fiscalizadora dos agentes políticos eleitos.
NOTIFICAÇÃO

O presidente em exercício recebeu a notificação do Grupo RIC, que solicita a apuração do incidente envolvendo o vereador Jeremias e o apresentador Nader Khalil.

O grupo também requer que sejam tomadas as devidas providências em relação ao ocorrido. Em resposta, Telles encaminhou a notificação à Corregedoria da Casa, presidida pelo vereador Mário Verri (PT), para que as medidas necessárias sejam adotadas.

O vereador Sidnei Telles destacou que o encaminhamento da notificação à Corregedoria segue os trâmites regimentais e legais, garantindo a transparência e a imparcialidade no tratamento do caso. “Recebemos a notificação e, como é de praxe, encaminhamos à Corregedoria para que seja analisada e apurada com o devido rigor”.

No dia 29 de janeiro de 2025, durante a exibição do programa Balanço Geral, foi noticiada a indicação legislativa apresentada pelo referido vereador, sugerindo a concessão de folga remunerada aos servidores públicos municipais no dia de seus aniversários. A matéria concedeu espaço ao vereador para se manifestar, e após a veiculação da notícia, o vereador, insatisfeito com a repercussão pública, passou a adotar conduta intimidatória e agressiva, buscando impor sua opinião de forma indevida e afrontar diretamente profissionais da emissora.

A notificação relata que a conduta adotada pelo vereador Geremias Vicente da Silva fere os princípios que regem o cargo público e pode ser enquadrada como violação ao decoro parlamentar, conforme previsto na Lei Orgânica do Município de Maringá e no Regimento Interno da Câmara Municipal, configurando ainda violação ao art. 29, VIII, da Constituição Federal, que assegura a possibilidade de perda do mandato parlamentar em casos de condutas incompatíveis com a dignidade do cargo.

OUTRAS MUDANÇAS

A sessão de abertura também acontece em um cenário atípico: o prédio da Câmara está passando por reformas para modernização da infraestrutura e melhorias na acessibilidade. Devido às obras, o acesso ao Plenário será restrito, com o número de presentes limitado.

Para garantir a participação da população, as sessões seguirão sendo transmitidas ao vivo pela TV Câmara e nas plataformas digitais.

As reformas buscam adequar o espaço aos novos padrões de segurança e conforto, mas acabam trazendo desafios logísticos para o funcionamento da Casa, afetando a dinâmica da sessão e a interação com o público.

Com a presidência interina de Sidnei Telles e a continuidade dos trabalhos legislativos, a Câmara de Maringá começa 2025 com um foco em avanços para a Cidade e a busca por soluções para as necessidades da população. O ano promete ser de importantes transformações, tanto na estrutura interna da Câmara e também com a adaptação ao novo formato legislativo de 15 para 23 vereadores.

“Temos que reorganizar a forma de conduzir os trabalhos, principalmente em relação ao tempo de fala dos vereadores e o volume de documentos. A reforma do regimento visa facilitar a nossa organização para que os projetos possam ser discutidos de forma mais eficiente”, afirmou Sidnei Telles.

Alexia Alves
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: