Início Maringá Idosos se emocionam ao participar de Mostra no Condomínio do Idoso

Idosos se emocionam ao participar de Mostra no Condomínio do Idoso

Nessa semana, os 85 moradores do Condomínio do Idoso participaram da Mostra de Habilidades, promovida pela Secretaria de Assistência Social. O evento contou com apresentações culturais e artísticas dos idosos, que mostraram o que aprenderam nas oficinas realizadas no próprio condomínio, incluindo atividades de música, artes, violão e pintura em guardanapos, além de promover momentos de lazer e entretenimento.

O secretário da Assistência Social, Políticas sobre Drogas e Pessoa Idosa, Leandro Bravin, enfatizou a relevância do evento para o engajamento dos idosos. “A Mostra é essencial para motivar os idosos a continuarem participando das atividades e a revelarem habilidades que, muitas vezes, nem sabiam que possuíam”, destacou.

Durante a Mostra, os moradores se destacaram com apresentações emocionantes. Graça Maria, de 72 anos, emocionou o público ao cantar “Não Deixe o Samba Morrer”, de Alcione, acompanhada de outros participantes que dançaram e cantaram com entusiasmo. “Eu me emociono porque preciso acreditar em mim. Voltei a cantar porque essas mulheres me ajudaram. Agradeço a Deus por elas, que me ajudam a voltar ao mundo e a viver novamente”, disse emocionada. Graça também faz aulas de violão e sonha em ter aulas de canto.

Outro participante, Nelson José de Souza, de 69 anos, mostrou seu talento na dança. Ele participa de diversas atividades no condomínio, como artes marciais, ginástica, dominó e violão, e já conquistou medalhas em competições voltadas para a terceira idade. “Aqui é um pedacinho do céu, todos se ajudam e tem atividade para todos os dias. Por isso, há motivos para sempre estar alegre”, afirmou.

O evento também ressaltou os benefícios das oficinas, que contribuem para o envelhecimento saudável. Lindamir Schiavon, gerente de Promoção da Pessoa Idosa, explicou que as atividades no condomínio têm o objetivo de estimular a cognição e a coordenação motora dos idosos. “As oficinas também ajudam a integrar aqueles que ainda não se sentem à vontade para participar. É uma oportunidade de fortalecer a confiança e promover mais qualidade de vida”, comentou ele.

Além disso, as oficinas promovem a troca de experiências e refletem a importância de manter os residentes integrados e ativos, criando vínculos, memórias e afetos entre eles.

 O Condomínio do Idoso também conta com um grupo de fortalecimento de vínculos e recebe visitas mensais de profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS), além de estudantes de instituições de ensino superior, incentivando a interação e o aprendizado contínuo.

O Condomínio do Idoso é voltado para idosos com 60 anos ou mais em situação de vulnerabilidade social. Para morar no local, os idosos precisam ser independentes para as atividades diárias, ter renda familiar de até dois salários mínimos e atender a outros requisitos do programa municipal de habitação. Além disso, os residentes recebem acompanhamento dos serviços socioassistenciais do município.

Alexia Alves
Foto – PMM

COMPARTILHE: