
Mais de 350 funcionários das secretarias de Limpeza Urbana, Infraestrutura e Saúde, juntamente com voluntários, estiveram nas ruas no último final de semana no decorrer da grande ação regional de combate à dengue. Com isso, as equipes coletaram 365,7 toneladas de materiais, incluindo itens volumosos como sofás, guarda-roupas e móveis, além de resíduos provenientes de obras de construção civil.
Em Maringá, mais de 50 maquinários foram usados para ações de limpeza em 150 pontos de descarte irregular georreferenciados pelas secretarias de Limpeza Urbana e Infraestrutura. As equipes atuaram em 13 bairros do município que registraram alto índice de infestação do mosquito da dengue no 1º Lira de 2025.
O prefeito Silvio Barros participou da ação e revelou a importância da parceria com outras cidades. “Nós envolvemos Mandaguari, Marialva, Sarandi, Maringá, Mandaguaçu e Paiçandu nesse esforço que precisa ser regional. É a primeira vez que a gente faz uma mobilização desse nível, mas não adianta só o poder público atuar. A população também precisa fazer a parte dela no combate da doença, mantendo os quintais limpos e sem objetos que possam acumular água.”
De acordo com o secretário de Limpeza Urbana, Infraestrutura e Defesa Civil, Vagner Mussio, todos os pontos que receberam as ações de limpeza foram mapeados anteriormente. “Mobilizamos toda a nossa equipe nestes dois dias de mutirão em um grande esforço para controle da dengue em locais que são alvos de descarte irregular pela comunidade. No entanto, alguns pontos que foram limpos já voltaram a receber lixo novamente. Precisamos da cooperação de toda a comunidade, o controle da dengue é um dever de todos.”
O secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi destacou a importância do mutirão para diminuir o avanço da doença, que pode registrar pico de casos entre o final de fevereiro e começo de março. “O Lira mostrou que boa parte dos focos está dentro da casa das pessoas. O mutirão foi importante para conscientizarmos a comunidade, por meio das visitas dos agentes de combate à endemias, sobre medidas para controle da doença.”
NOVOS LOCAIS PARA DESCARTE
No decorrer do mutirão o prefeito Silvio Barros também comentou a respeito das ações da gestão pública para estimular o descarte correto de resíduos, incluindo a criação de um espaço específico para recebimento destes materiais. “É um projeto revolucionário e completamente diferente. Estamos com prioridade neste projeto para que ele comece a funcionar ainda este ano. A ideia é que seja um local para que as pessoas descartem não apenas inservíveis, mas também itens que podem ser usados por outras pessoas”, explica. A ideia é que o espaço seja instalado no barracão do antigo IBC.
Da Redação
Foto – Reprodução