
A Prefeitura de Maringá emitiu um alerta à população sobre a crescente onda de golpes em que criminosos se passam por fiscais municipais para aplicar fraudes e obter informações pessoais e bancárias.
De acordo com a administração municipal, os golpistas têm usado diferentes meios, como ligações telefônicas, mensagens de texto e e-mails falsificados, com o intuito de enganar os maringaenses e aplicar golpes financeiros.
Os criminosos entram em contato com as vítimas se apresentando como fiscais municipais e alegam que é necessário realizar algum pagamento ou fornecer informações sigilosas. As abordagens acontecem via SMS, WhatsApp e até e-mails fraudulentos, que, muitas vezes, se passam por mensagens oficiais da Prefeitura.
A Prefeitura ressalta algumas orientações essenciais para que a população não seja enganada, tais como nunca compartilhar códigos de verificação recebidos por SMS ou WhatsApp, especialmente se você não tiver solicitado nenhum tipo de operação. O compartilhamento desses códigos pode permitir que os golpistas acessem suas contas pessoais; desconfiar de links que solicitam pagamentos, principalmente se forem enviados por mensagens ou e-mails suspeitos.
Além disso, os e-mails enviados pela Prefeitura sempre terão o domínio @pr.gov.br. Caso receba mensagens de outros domínios, desconfie imediatamente e não forneça nenhuma informação solicitada.
Ainda, ao receber qualquer tipo de solicitação que alegue ser da Prefeitura, como cobranças ou pedidos de dados, entre em contato diretamente com a administração municipal por meio dos canais oficiais, como o telefone 156 ou o site da administração municipal, para confirmar a veracidade da informação.
Eliane Ramos dos Santos, comerciante, afirma que já sofreu uma tentativa de golpe parecido com a situação denunciada. “Trabalho em um salão e, na semana passada, chegou um homem dizendo ser um fiscal da Prefeitura e que precisávamos pagar uma taxa. Desconfiei, e fui pesquisar um pouco mais sobre. Não achei nada no site da Prefeitura, então vi que era golpe. Tem que ficar muito esperto sempre, os golpistas estão mudando as táticas”, comentou a profissional.
Caso algum maringaense seja vítima de fraude ou perceba qualquer irregularidade, é fundamental que denuncie imediatamente. Além do telefone 156, a população pode acessar o site oficial da Prefeitura para obter mais informações e realizar denúncias.
Alexia Alves
Foto – Reprodução