
Durante o lançamento das obras de expansão do gasoduto em Maringá, na última quinta-feira, o governador Ratinho Júnior assegurou seu apoio às obras do Contorno Sul, destacando que a via precisa de pavimento rígido, ou seja, concreto.
O prefeito Silvio Barros, presente no evento, reforçou que a obra será a primeira do tipo em uma área urbana no Paraná. “Todos os problemas que temos enfrentado para a manutenção do Contorno, como os buracos e as dificuldades constantes, vão desaparecer à medida que a pista atual e a nova sejam construídas com pavimento rígido, em concreto”.
Ratinho Júnior também destacou a importância estratégica do Contorno Sul para o município. “É uma artéria que corta a cidade e conecta as principais rodovias da região. Precisamos manter essa via à altura do crescimento de Maringá, com um projeto moderno que garantirá uma durabilidade muito maior”, afirmou o governador.
O Contorno Sul é um dos trechos com maior índice de acidentes em Maringá. De acordo com dados do Detran-PR, somente nas primeiras oito semanas de 2025, já foram registrados 495 acidentes no município.
Os trechos da Avenida Colombo (23 acidentes), da Avenida Prefeito Sinclair Sambatti/Contorno Sul (22) e da Avenida Brasil (17) figuram entre os mais críticos.
RICARDO BARROS
Durante a inauguração da UTI pediátrica do Hospital da Criança, o deputado federal licenciado e secretário de Indústria, Comércio e Serviços do Paraná Ricardo Barros também comentou sobre o Contorno Sul.
Segundo Barros, a licitação do projeto remonta a 2009, e o orçamento total já ultrapassou R$ 300 milhões. Ainda ressaltou a necessidade de avançar com a obra ainda na atual gestão, destacando a importância estratégica do Contorno Sul para o desenvolvimento regional, que tem sido impulsionado por grandes investimentos em infraestrutura.
Ricardo Barros reafirmou seu total apoio ao projeto e se colocou à disposição para colaborar com o que for necessário para garantir sua concretização.
Alexia Alves
Foto – Reprodução