
O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) terá um novo Comando Regional em Maringá, fortalecendo a segurança e a estrutura da corporação na região. A criação do 4º e do 5º Comandos Regionais, com sedes em Maringá e Ponta Grossa, foi sancionada nesta terça-feira pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, por meio da Lei 22.316/2025.
A medida também cria 105 novas vagas para promoção de oficiais e praças, ampliando o efetivo do CBMPR de 5.310 para 5.415 militares estaduais. A regulamentação ainda será definida via decreto estadual.
Atualmente, o CBMPR conta com comandos regionais apenas em Curitiba, Cascavel e Londrina. A expectativa é de que, com as novas unidades, haja uma melhor distribuição dos serviços e um aumento na eficiência das demandas administrativas e operacionais da corporação.
De acordo com o secretário estadual da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, a iniciativa representa um grande avanço na gestão da segurança no Paraná. “O fortalecimento da estrutura do Corpo de Bombeiros reflete o compromisso do Governo do Estado com a segurança da população paranaense. A criação dos novos comandos regionais vai otimizar o atendimento, descentralizar a gestão e valorizar o trabalho dos bombeiros militares”, afirmou.
Com a nova lei, das 105 novas vagas criadas, 66 serão destinadas a praças da corporação e 39 para oficiais bombeiros militares. As promoções serão realizadas com base na legislação que reestruturou a carreira dos bombeiros, facilitando o crescimento profissional dentro da instituição.
O comandante-geral do CBMPR, coronel Manoel Vasco também destacou que a criação do 4º e do 5º Comandos Regionais permitirá uma organização mais eficiente da corporação. “Com essa reestruturação, o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná ficará articulado de uma forma mais eficiente nas questões operacionais, administrativas e financeiras da corporação”, comentou.
Da Redação
Foto – CBMPR