
Com a aprovação, em primeira discussão, do Projeto de Lei n.º 17.269/2025, Maringá terá Semana Municipal de Segurança no Trânsito. A proposta, de autoria dos vereadores Mario Verri (PT), Professora Ana Lúcia (PDT) e Mário Hossokawa (PP), busca conscientizar a população sobre os desafios do tráfego e promover campanhas de primeiros socorros em caso de acidentes.
A Semana será celebrada anualmente a partir da terceira segunda-feira de maio, com duração de cinco dias úteis, e passará a integrar o Calendário Oficial do Município.
De acordo com os vereadores, a iniciativa tem como objetivo reduzir os índices de acidentes de trânsito na Cidade e na região, além de promover a educação de motoristas e pedestres. “É uma ferramenta para que possamos trabalhar a educação no trânsito e, principalmente, diminuir o número de acidentes. Que isso seja útil na formação da conscientização dos mais jovens”, afirmou Mario Verri durante a sessão.
A vereadora Professora Ana Lúcia reforçou a ideia de que a semana servirá como uma mobilização permanente, visando formar cidadãos mais conscientes sobre segurança no trânsito.
O vereador Mario Verri também apresentou dados alarmantes durante sua fala. Somente no primeiro trimestre de 2025, a região de Maringá registrou 16 mortes nas rodovias locais, além de 84 acidentes na Avenida Colombo, um aumento de 60% em relação ao mesmo período de 2024.
Além disso, o aumento no número de multas de trânsito também é destaque, já que, entre janeiro e fevereiro de 2025, o município de Maringá registrou 65.437 infrações, um número ligeiramente inferior aos 65.708 casos registrados no mesmo período de 2024.
O Projeto de Lei prevê ainda a participação de órgãos como a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e outras entidades governamentais e não governamentais, que colaborarão na organização da infraestrutura necessária para a realização da Semana Municipal de Segurança no Trânsito.
Da Redação
Foto – Reprodução