Início Policial Operação policial prende suspeitos de desviar dinheiro de prefeituras

Operação policial prende suspeitos de desviar dinheiro de prefeituras

A organização criminosa atua em vários estados brasileiros e só de contas correntes de prefeituras do Noroeste do Paraná desviaram R$ 3 milhões.

A operação de combate ao desvio de recursos públicos cumpriu ontem mandados judiciais em pelo menos 8 cidades da região Noroeste do Paraná, de cujas prefeituras foram contabilizados desvios que chegam a R$ 3 milhões. As investigações começaram em 2023 e de lá para cá a Polícia Civil do Paraná identificou transferências fraudulentas de 8 prefeituras da região, a maioria para contas de estelionatários dos estados de São Paulo e Ceará. O Paraná está entre os estados visados pela Orcrim, com atuação também no Cerá, São Paulo, Rio Grande do Norte, Goiás, Piauí, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Pará e Distrito Federal. Nessas unidades da Federação foram cumpridos 79 mandados judiciais, dos quais, 43, mandados de prisão.

Os suspeitos são investigados por desviar dinheiro das prefeituras, entre elas a de Doutor Camargo, na Região Metropolitana de Maringá. De acordo com a Polícia Civil, os integrantes da organização criminosa se passavam por funcionários de empresas ligadas a instituições bancárias e entravam em contado com servidores públicos municipais ligados aos departamentos financeiros das prefeituras visadas. Eles começavam pedindo atualização de dados e a partir daí realizavam transferências criminosas das prefeituras para contas de pessoas jurídicas, atrás das quais se escondiam os estelionatários.  

Da Redação
Foto – Polícia Civil

COMPARTILHE: