
O importante na luta com os problemas da vida consistem em perguntar por que coisas ruins nos acontecem. Em vez disso devemos perguntar: O que é que podemos aprender com essa situação?
Iniciando essa matéria, inspirado nas palavras de William Shakespeare que disse: “Nossas dúvida são traiçoeiras e, incluindo-nos o medo de tentar, fazem-nos perder o bem que, com frequência, poderíamos conquistar”. Então, a nossa simples conclusão é: Não diga por quê? O que interessa não é porque você está lutando ou enfrentando momentos difíceis, mas sim o que pode aprender com o processo que promoverá seu sucesso verdadeiro.
Se você continuar dizendo que as coisas vão terminar mal, terá uma boa chance de acabar como profeta. O pessimismo pode, no mínimo ser prejudicial e, no máximo, fatal. Os problemas são a linha divisória que faz a distinção entre sucesso e fracasso. Só crescemos mental e espiritualmente porque existem problemas. No minuto que aceitamos a vida como cheia de dor, mas também cheia de alegria, o fato de a vida ser difícil deixa de ser um problema. Entra no palco também as nossas escolhas.
O REMÉDIO DA VERDADE – Nossa sociedade acha a verdade um remédio amargo demais para digerir sem diluir. Na sua forma mais pura, a verdade não é uma palmadinha amigável nos ombros. É um uivo de protesto. O que Moisés trouxe do Monte Sinai não eram Dez Sugestões… são MANDAMENTOS. São, não eram. O notável nos Dez Mandamentos é que eles codificam, em um punhado de palavras, um comportamento humano nobre. Não apenas para aquela época… ou para agora… mas para todo sempre.
A linguagem evolui, o poder passa de uma nação a outra, o ser humano apaga uma fronteira após outra e ainda assim, nós e nossa conduta… e os Mandamentos que pautam essa conduta… permanecemos os mesmos. Há uma majestade autêntica no conceito de um poder invisível que nem pode ser medido nem pesado.
A harmonia, o sucesso, a felicidade e a paz interior podem ser encontrados seguindo uma BÚSSOLA MORAL que aponta sempre para a mesma direção, qualquer que seja a moda, a tecnologia, o mundo digital, as tendências, a modernidade. E essa direção é DEUS.
Numa estória de CRIATIVIDADE E BOM HUMOR – o velho sacerdote, dando uma palestra, narrava o episódio de quando o Mestre entrava naquela cidade e havia um homem, que era coletor de impostos e estava em cima de uma árvore para vê-lo passar. E dizia o sacerdote em sua palestra: “Desce daí Nicodemos”. E o seu auxiliar imediato correu em sua direção e cochichou: “Padre, não é Nicodemos, é Zaqueu”. E o velho padre também lhe cochichou de volta: “E você acha que eu não sei? Tenho 30 anos de teologia”. E continuando a palestra, disse: “desce daí Nicodemos que esse lugar aí é do Zaqueu”.
Só coloquei essa estória, com “E” mesmo, para mostrar que mesmo em tempos de globalização, mundo ChatGPT, mundo de IAe todas as suas derivações, não devemos perder a essência do ensinamento e tampouco perder o bom humor diante de todas as situações da vida, incluindo aí, os nossos problemas. E, se assim não fosse, o stress diário irá abocanhar bem cedo a nossa existência, a nossa vida.
O que eu quero colocar é o seguinte: Nada como um bom-dia na segunda feira com cara de um bom-dia de domingo. Nada como alguém que faz sucesso tendo em sua receita, ser mais feliz com isso produzir além de resultados, mais alegria. O sorriso que busca no outro deve estar estampado no seu rosto.
Qual é a sua estrada? Caminhos da fé ou do medo? O que faz a maioria trilhar no caminho do medo. A escolha oscila de acordo com a atitude mental de cada um. O ser humano que trilha os caminhos da fé é aquele que condiciona sua mente a acreditar. Que vai pelo caminho do medo, entra em campo pensando em empatar e invariavelmente perde o jogo. Qual é o seu caminho?
Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!
- Gilclér Regina palestrante de sucesso, escritor com vários livros, CDs e DVDs que já venderam milhões de cópias e exemplares no Brasil, América, Ásia e Europa. Clientes como General Motors, Basf, Bayer, Banco do Brasil, Grupo Silvio Santos, entre outros… compram suas palestras. Experiências no Japão, Portugal, Estados Unidos, entre outros países… 5000 palestras realizadas no país e exterior. Atualmente no top 10 dos livros mais vendidos no ranking do Google.