Início Maringá Edifício Maria Tereza passa por reforços estruturais

Edifício Maria Tereza passa por reforços estruturais

Após o incidente estrutural ocorrido em março no Edifício Maria Tereza, localizado no centro de Maringá, uma série de inspeções técnicas e reforços estruturais foi conduzida para garantir a segurança da edificação, que tem 65 anos de existência.

O caso chamou a atenção da comunidade local e gerou preocupações sobre a integridade do prédio. No entanto, segundo o engenheiro civil e professor doutor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Rafael Alves de Souza, a estrutura do edifício demonstrou resistência e durabilidade acima da média para sua idade.

Segundo o especialista, todo o edifício foi inspecionado cuidadosamente, e os resultados foram positivos: “Para um edifício de 65 anos, ele apresenta uma estrutura invejável, requerendo apenas cuidados pontuais, principalmente na região das garagens, onde há pilares com sinais iniciais de corrosão”, afirmou o professor.

O ponto crítico da edificação foi o pilar que colapsou parcialmente, mas que recebeu reforço imediato após o ocorrido. “O reforço foi concluído em apenas 24 horas, o que evitou uma tragédia maior. O núcleo remanescente da estrutura suportou bravamente, o que nos deu tempo de intervir com segurança”, explicou Souza.

Entre as medidas adotadas para garantir a estabilidade da construção, destaca-se o reforço da laje superior, com atenção especial às fissuras radiais que indicavam risco de punção, tipo de ruptura que ocorre ao redor de pilares. Também foram utilizadas mantas de fibra de carbono para confinar e aumentar a resistência dos pilares circulares da região afetada.

Atualmente, está em fase de finalização o reforço estrutural no térreo, o que permitirá a retirada completa do escoramento provisório. “Esse reforço já estava previsto antes mesmo do colapso, mas acabou sendo interrompido com o abalo do pilar”, relatou o engenheiro.

Da Redação
Foto – Rafael Alves de Souza

COMPARTILHE: