Com o tema “Desafiando Limites”, a 7ª edição da Festa Literária Internacional de Maringá (Flim) segue trazendo uma programação variada de contação de histórias, lançamentos de livros, bate-papos, música e outras atividades com artistas nacionais e internacionais até o dia 13 deste mês. Nesta sexta-feira, a programação começa com Elaine Teleken contando a história ‘Curiaçu guerreiro e a lenda das araucárias’, a partir das 9h30; já às 14h30 ela volta com ‘Vitória-régia, o encanto da lua’.
Ainda durante a tarde, às 15 horas tem a mesa redonda sobre ‘Literatura fora do eixo RJ e SP’ com as participações de Oscar Nakasato e Marcos Peres. Às 19 horas tem lançamento do livro ‘Tantas que aqui passaram’, de Maria Luiza Machado; no mesmo horário, em outra sala online, tem bate-papo sobre ‘A literatura quebrando muros’, com José Eduardo Agualusa; e às 20h30 ‘A representação do real na literatura’ será o tema do debate com Julián Fuks.
Para fechar o dia, será apresentado o espetáculo teatral ‘Anjo Torto’ com o artista Marco Antônio Garbellini, 21h30. A programação é totalmente online
pelo YouTube da Secretaria de Cultura (Semuc) e também pelo site oficial:
festaliterariademaringa.com.br. Amanhã, sábado, a programação começa cedo e o encerramento do dia, às 21h30, será com a apresentação da cantora Céu que mistura influências MPB, samba, hip hop, afrobeat, jazz e R&B no repertório.
“Está sendo uma experiência nova, algumas coisas bem positivas foram planejadas nesse novo formato que não oferece risco de exposição ao novo coronavírus. Até o final teremos a participação de cinco grandes autores internacionais, além de, pelo menos, 20 nacionais. Temos brasileiros, africanos, europeus e os artistas locais. A mediação também será feita por profissionais de Maringá e apresentadores reconhecidos nacionalmente. Evidente que fica a carência do presencial, mas esse ano temos a experiência saudável do novo”, disse o secretário de Cultura, Francisco Pinheiro.
A Flim acontece desde 2014 movimentando áreas do universo literário. Toda programação da Flim 2020 está no site oficial; mais informações podem ser obtidas pelo número (44) 3218-6100 da Semuc.
EDUEM
A Editora da Universidade Estadual de Maringá (Eduem) está participando da 7ª Flim. Na página do Flim, a editora tem um stand virtual onde os participantes podem adquirir livros; editora tem mais de 560 obras publicadas em mídia física e digital. O acesso a esse ambiente virtual continuará aberto 30 dias após a feira, permitindo que os usuários realizem suas compras também neste período.
Grande parte do acervo, que abrange diversas áreas do conhecimento, é composto por obras escritas por professores e acadêmicos da Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Victor Cardoso
Foto – DIV