Início Coluna do Verde Coluna do Verde

Coluna do Verde

“Se meu pai e minha mãe me desampararem, o Senhor me acolherá” ( Salmo 27-10 )

SEMANA DOS VICES
A semana política em Maringá esteve praticamente toda ela voltada para os prováveis vices na disputa pela Prefeitura. Em Curitiba e em Maringá os boatos foram de que o MDB terá candidatura própria em Maringá e que o candidato seria Edson Scabora, o atual vice prefeito. Comentou-se de que o deputado estadual Do Carmo que vai ser eleito um dos vices presidentes da ALEP estaria acertando para apoiar a reeleição de Ulisses Maia e que o vice seria o Coronel Cardoso, do PSL. No PT o namoro com o PDT para vice não chegou ao noivado, e surgiram comentários que o PDT estaria acertando com um outro candidato, sendo que o professor Ricardo que preside o partido brizolista ou sua esposa que é professora ficaria com a vice. Um outro comentário foi o de que Marco Aurélio Fahur estaria deixando de ser o vice na chapa de Homero Marchese, que um pré candidato a prefeito chegou a procurar um adversário na tentativa de encontrar o seu vice. Falou-se que a pré candidata a vereadora Cristiane Tazinafo poderá ser a vice de Anníbal Bianchini Falou-se que José Luiz Bovo teria conversado com dois partidos e com dois importantes nomes para definir o seu vice. A última envolvendo vice surgiu na tarde-noite da sexta feira, dando contas de que Flávio Mantovani deixaria de ser candidato a vereador para ser candidato a vice prefeito na chapa de Ulisses Maia. E, tem gente dizendo que da solenidade de lançamento do Hospital da Mulher, poderia estar surgindo também novo nome para vice. Ta sobrando vice para Ulisses.

ELEIÇÃO NA ALEP
Será amanhã a eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, com Ademar Traiano e Luiz Cláudio Romanelli continuando respectivamente na presidência e vice. O deputado maringaense Do Carmo deverá sere eleito 2º vice presidente.

ÚLTIMO DIA
Apresentadores da rádio e televisão que queira  disputar qualquer cargo público na eleição de 15 de novembro tem somente até terça-feira (11),  para pedir afastamento da função.

SCABORA, PREFEITO
O diretório estadual do MDB, que é presidido pelo ex deputado federal João Arruda, quer lançar o atual vice prefeito de Maringá, Edson Scabora disputar a Prefeitura. O crescimento do MDB na cidade é muito importante para João Arruda que quer ser candidato ao Governo do Paraná.

TREVO DAS CATARATAS
O Palácio Iguaçu já fez o convite para a assinatura da ordem de serviço pelo governador Ratinho Júnior das obras do Trevo das Cataratas em Cascavel. O ato está marcado para amanhã, e, em razão da pandemia a solenidade será bem restrita.

PRONTUÁRIO ELETRÔNICO
Em debate com três ex ministros da Saúde, o deputado federal Ricardo Barros, do PP de Maringá disse: “ Falta informatizar a saúde. Cada brasileiro precisa ter seu prontuário eletrônico. Tem que chegar a qualquer lugar e o médico ter acesso a todo o seu histórico. Isso economizará R$ 20 bilhões por ano”.

SEM DESFILES
As Forças Armadas cancelaram em todo o país os desfiles militares que estavam programados para o dia 7 de Setembro, Dia da Independência.

TIMÃO DE MULHERES
Edson Scabora disse que o MDB de Maringá está com um timão de mulheres como candidatas a vereadoras nas eleições de 15 de outubro. São pré candidatas: Isa Simões, a Fabíola, que representa os motoristas de Uber; a Vânia, que é advogada; a Mércia Froeming, a Nadir, que é da rede municipal; a Sônia, que é do Sintemmar; a Liliane, que é engenheira civil; e a Madalena, atleta vencedora da Prova Tiradentes e professora de atletismo.

MAIS 1 HORA
A eleição do dia 15 de novembro deverá ter uma hora a mais para a votação. O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral deverá marcar o período de votação no horário das 8 às 18 horas.

EXPOINGÁ
Na sexta feira procurei saber na Sociedade Rural de Maringá, qual a situação com referência a Expoingá 2020 que está programada para o mês de outubro. A informação da SEM é que: “até a presente data está confirmada”.

CONTRA O CRISPIN
O empresário Luciano Hang, dono da Havan foi à Justiça para acusar e dizer que o deputado federal Nereu Crispin (que dupla Nereu e Crispin) induziu o Supremo Tribunal Federal a erro, para incluí-lo no inquérito das fakenews.

O PRÓXIMO?
Em 18 meses de governo, o presidente Jair Bolsonaro já nomeou cinco pessoas para a Secretaria Nacional de Cultura. Começou com Henrique Pires, depois veio dois Ricardos, o Braga e o Alvim. A atriz Regina Duarte que está tentando voltar para a Rede Globo foi a quarta, e Mário Frias que por enquanto ainda está no cargo é o quinto ocupante da pasta. Quem será o próximo?

MELHOR PRESENTE
O pioneiro maringaense Yoshiharo Kamimura é o pai maringaense que ganhou o melhor presente no Dia dos Pais. Yoshiharo ganhou de sua filha Edna Kamimura Furlan, uma assinatura anual do JORNAL DO POVO. Durante todo o ano, todo o dia em que receber o JORNAL DO POVO ele vai se lembrar do presente que ganhou, e se manter bem informado.

O DESEMPREGO
Segundo o IBGE 8,9 milhões de brasileiros perderam o emprego nos últimos três meses. O comércio foi o setor mais atingido com o fechamento de 2,1 milhões de postos de trabalho. Na construção civil houve queda de 1,1 milhão. Entre os empregos domésticos foram 1,3 milhão e na atividade de alojamento e administração a redução foi de 1,3 milhão.

COMPARTILHE: