Prefeitos e vereadores praticamente fizeram fila, durante a posse da nova diretoria da Cacinor, sexta-feira à noite na ACIM, para conversar com o secretário Horácio Monteschio, da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, representante do governador Beto Richa. À frente da pasta que mais realiza no governo estadual, Monteschio tem na ponta da língua os benefícios do programa Paraná Competitivo que está diferenciando o Paraná de outros Estados
Ele recebeu as reivindicação de 30 associações comerciais, garantindo que serão incluídas na programação do governo e em seu discurso passou uma mensagem positiva e aplaudida sobre os resultados que vem sendo conquistados. Citou o carro-chefe, Paraná Competitivo que em 3 anos trouxe mais de R$ 30 bilhões de investimentos gerando recursos e empregos em escala ascendente e outros mecanismos que alavancam o desenvolvimento do Estado, cuja máquina se tornou mais ágil e decisiva no apoio também para a micro e pequena empresa.
O vereador Ulisses Maia que foi chefe de Gabinete do prefeito Silvio Barros, dele recebendo apoio para presidir a Câmara Municipal, aderiu à campanha do senador Roberto Requião para governador do Paraná.
A decisão foi tomada um dia antes de desistir da candidatura a deputado estadual e depois de reunir com o presidente local do PMDB, Umberto Crispim de Araújo. O sonho que Ulisses persegue, há muito, é ser o prefeito da cidade.
Antes de agregar na campanha em que Silvio Barros foi eleito, advogando para um frigorífico de Paiçandu, Ulisses havia transferido o título de eleitor para aquela cidade. Um grupo forte cogitava lançá-lo prefeito de Paiçandu.
Maringaense ser prefeito de cidade próxima não é novidade. Carlos de Paula, nascido em Maringá, filho de vereador daqui, é prefeito de Sarandi.
Quem também se transferiu definitivamente para Sarandi é o repórter policial Geraldo Irineu. Mais competente secretário da prefeitura já é tido como o vereador mais votado da cidade na próxima eleição municipal. E depois poderá ser lançado a deputado estadual, vice, ou a prefeito.
Por outro lado, um grupo até há pouco apolítico que pretende recuperar e promover o desenvolvimento de Paiçandu estuda novos nomes para a política da cidade. Entre eles o do repórter Carlos Fenile, que pela seriedade e competência pode acabar como consenso.
Percorrendo as cidades da região, Carlinhos, como é conhecido, tem colaborado com muitas administrações municipais. Entende a fundo as questões da saúde e é um estudioso das iniciativas e experiências vitoriosas de mais de 50 administrações municipais.
Nos próximos dias 20, 21 e 22 Maringá sedia, pela primeira vez, o Congresso Paranaense de Medicina Intensiva. Essa décima-terceira edição será a maior e terá como patrocinador máster o Hospital Santa Rita que cederá também para presidir o evento seu Superintendente Técnico, médico Jair Biatto.
Com previsão de cerca de 500 participantes entre médicos, enfermeiros e acadêmicos, o congresso que tem apoio das entidades paranaense e nacional, referencia Maringá como polo de excelência em Medicina Intensiva. E é importante para proporcionar avanços e melhorar a qualidade no atendimento das pessoas internadas em UTIs.
Hoje tem futebol no Estádio Regional Willie Davids. A partir de 16 horas pelo Campeonato Brasileiro, Série D, o Maringá FC enfrenta o Cabofriense. E não se engane quem pensa que será um joguinho.
As duas equipes venceram seus últimos compromissos e a Cabofriense é um time experiente, acostumado a enfrentar grandes equipes do Rio de Janeiro. No jogo passado venceu o perigoso Ituano. O Maringá está com um plantel bom e o jogo será bom.
A candidata à vice-governadora na chapa de Beto Richa (PSDB), Cida Borghetti (PROS) recebeu as reivindicações empresariais das regiões norte e noroeste do Paraná – sexta-feira na ACIM - e elogiou as proposições: “São importantes contribuições para o desenvolvimento da região, com a melhoria de vida da população e para o crescimento do Paraná. Saio daqui com uma tarefa de casa também para o governador Beto Richa”.