Maringá, 21 de Fevereiro de 2018
GLOBAL BENEFÍCIOS NUTRIGENES
 
Untitled Document
13.11.2017
Obras na Avenida Morangueira
Em obras referentes ao Terminal Intermodal de Maringá, a Avenida Morangueira recebeu atenção especial nos últimos dois meses como forma de acelerar o processo de implementação dos corredores exclusivos de ônibus no local.

A fim de melhorar o fluxo de automóveis na via, especialmente em horários considerados problemáticos, a Prefeitura, através das Secretarias de Mobilidade Urbana (Semob) e de Obras Públicas (Semop) atingiram o patamar desejado para o mês, com base no cronograma de execuções. Entrega parcial do novo terminal deve ocorrer no dia 15 de dezembro.

Pelo fato dos diversos atrasos na obra, tanto na via como no atual terminal urbano, neste segundo semestre cresceu o número de intervenções na Morangueira. Desde então, o local recebeu pontos de embarque e desembarque nas plataformas centrais, semáforos definitivos, que foram testados e trabalham em modo sincronizado, sinalização vertical e horizontal, entre outras modificações estruturais que contemplam o projeto. Para estas próximas sete semanas de 2017, Prefeitura concentra esforços nos terminais de transbordo.

Após a retomada das obras na Avenida Morangueira em ritmo considerado acelerado, desde o primeiro semestre deste ano, a partir do estreitamento do canteiro central, o cronograma é acompanhado de perto para que o local fique pronto e se cumpra o objetivo de finalizar a parte principal do novo terminal para a população no ano que vem.

Uma etapa tida como importante para o correto funcionamento do tráfego, a “etapa aérea”, foi concluída há poucas semanas e tem como objetivo liberar a passagem segura de veículos e pedestres, por meio de sistema inteligente de sequenciamento. Com isso, a travessia da população a pé é feita de modo responsável e o fluxo de automóveis é realizado de forma rápida, fato que evita congestionamentos.

Sob maior responsabilidade por parte da Semop, os terminais de transbordo, localizado em praças ao longo da Morangueira, também estão em ritmo adequado e compõem uma parte fundamental para o funcionamento da obra completa de mobilidade urbana. Na Praça Ouro Preto e na Emílio Farjado, as partes estruturais dos terminais foram parcialmente finalizadas e não devem apresentar problemas que gerem atrasos. Após identificação e correção dos problemas na Avenida e no terminal, caso mais nenhuma irregularidade seja constatada, a Prefeitura espera realizar a entrega parcial do novo ponto central de embarque de passageiros para o transporte coletivo dentro de um mês, no dia 15 de dezembro.

Segundo o secretário de Mobilidade Urbana, Gilberto Purpur, em pouco mais de 30 dias o será feita a liberação do tráfego de ônibus no terminal e nos corredores exclusivos da avenida, entretanto, haverá a necessidade de readequações. “Colocamos como data o dia 15 de dezembro. Após a apresentação, vamos ter de fechar e fazer modificações geométricas, como o alargamento da pista da direita. Além disso, nós também constatamos que os ônibus que trafegam na via da direita atrapalham de forma significativa o tráfego. Quando eles forem para a canaleta vai melhorar ainda mais. Queremos fazer a liberação completa em janeiro, um período de férias escolares, o tráfego é menor, há menos pessoas nas ruas”, explica.

Pelo fato do projeto ser executado a partir de financiamento da Caixa Econômica Federal, as modificações não podem ser feitas somente a mando da Prefeitura. Apesar deste entrave, não haverá atraso no cronograma de execuções. Assim como previsto no último relatório das secretarias de Obras Públicas e Mobilidade, a obra de mobilidade que tem o objetivo de reunir o terminal metropolitano, novo terminal urbano e estações de passageiros, juntamente das Avenidas Morangueira e Kakogawa readequadas, deve ser totalmente finalizada e apresentada oficialmente para a população em fevereiro de 2019.

Matheus Gomes
Foto - Reprodução
 
21.02.2018
Maia pode sancionar lei do assédio moral
21.02.2018
Semob promove ações para reduzir excesso de velocidade
21.02.2018
Obras no Terminal da Morangueira atrasam
21.02.2018
Senado aprova decreto presidencial de intervenção no RJ
21.02.2018
Denarc de Maringá apreende seis toneladas de maconha
21.02.2018
Onda de violência em Maringá preocupa
20.02.2018
Corinthians empata com RB
20.02.2018
Risco de infestação do mosquito da dengue é alto
20.02.2018
Pagamento do IPTU com 8% de desconto vai até dia 22
20.02.2018
Manifestantes invadem escritório de ministro da Saúde
20.02.2018
Bandidos matam um e ferem duas crianças na Cidade
19.02.2018
Reforma e revitalização da Praça de Patinação
19.02.2018
Comércio de Maringá registrou queda de faturamento
19.02.2018
Ator é vítima de comentários racistas
19.02.2018
Edital para frota de coleta seletiva tem apenas uma empresa
19.02.2018
Detentos do RJ fazem rebelião com reféns
19.02.2018
PM apreende mais de meio milhão de reais e maconha
Nipo Brasileiro Contabilidade
Hotel Internacional
SINCONFEMAR
Della Pizza
B1
Centro Comercial Tiradentes
Paraná Banco
MAPA - Venda de Ônibus
Oliver Media
Garage Motors
OdontoAtual