Noticias Gerais

Coluna ADI

Sem reajuste
O governador Ratinho Junior já adiantou a Agepar sobre a suspensão do reajuste de 9,62% da tarifa de água e esgoto, que seria válido a partir de novembro. Ratinho Junior diz que “o reajuste compromete ainda mais o orçamento doméstico de grande parte da população, que já convive com a queda de renda em razão dos efeitos adversos da pandemia do coronavírus sobre o mercado de trabalho e também por causa da calamidade hídrica”.

Linha de crédito
O BRDE firmou a primeira parceria de sua história com o Banco de Desenvolvimento da América Latina. O acordo prevê a criação de uma linha de crédito no valor de US$ 70 milhões (R$ 392 milhões) para financiar projetos nos três estados do Sul do País, área de atuação do BRDE.

Investimentos
O presidente Jair Bolsonaro destacou o potencial turístico da região e os grandes investimentos da Itaipu Binacional em infraestrutura na região oeste do Paraná.”A gestão da Itaipu tem sido bem administrada e estão sobrando recursos para investir em obras nesse canto maravilhoso do Estado e do País, onde estão as Cataratas do Iguaçu, uma das maiores belezas naturais do mundo.

Desacelerando
O boletim epidemiológico da Secretaria estadual da Saúde mostra que o estado vem registrando queda no número de mortes há duas semanas. Há uma semana, o estado mantém seu índice de retransmissão abaixo de 1 – o que indica diminuição no número de novos casos e óbitos diários.

Reta final
O comitê paranaense formado para desenvolver a pesquisa com a vacina russa contra a covid-19, Sputnik V, informou à Anvisa que pretende submeter seu protocolo de testes com a vacina ao órgão regulador em um prazo de 30 dias e, se aprovada, iniciar a aplicação da imunização nos voluntários em 45 dias.

Liberdade econômica
O Chefe da Casa Civil, Guto Silva, destacou a criação da lei de Liberdade Econômica que prevê mais flexibilidade para as empresas iniciarem as atividades. “A lei leva o nome de dois grandes idealistas servidores da Casa Civil, o Phelipe Mansur e o João Ricardo Schneider, a nossa singela homenagem a eles e aos seus familiares”.

Coach eleitoral
O ex-senador Roberto Requião (MDB) virou uma espécie de ‘coach’ do PT nas eleições de 2020. Além de dar pitacos na eleição curitibana, Requião também está sendo chamado a opinar nas disputas da esquerda em outras capitais brasileiras.

Testagem
O governo do Paraná divulgou que pretende iniciar os testes com a vacina da covid-19, produzida na Rússia, em 45 dias. A expectativa é que 10 mil pessoas sejam testados inicialmente, com prioridade aos profissionais da Saúde. Após a autorização da Anvisa, os testes serão iniciados em meados de outubro.

Revalida 2020
O governo federal divulgou o edital que trata do processo de revalidação de diplomas de graduação de medicina no exterior – o Mais Revalida 2020. No Paraná, 419 profissionais que atuam com o registro único poderão ter validação de seus diplomas e inscrição do CRM.

Erastinho
A nova unidade do Hospital Erasto Gaertner, a primeira oncopediátrica do Sul do Brasil, vai atender exclusivamente crianças e jovens com câncer.”Um marco para o tratamento oncológico para crianças no Paraná”, definiu o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSDB).

Em prol da mulher
A Câmara dos Deputados aprovou requerimento de urgência para votação do projeto de lei que determina a apreensão de arma de fogo de quem responde a processo na Justiça por agressão à mulher. “Temos acompanhado vários casos de crimes contra a mulher, entre eles o feminicídio. É preciso agir contra isso de forma enérgica”, disse o deputado federal Aliel Machado (PSB), um dos autores do projeto.

Sem apoio
O presidente Jair Bolsonaro disse que não irá apoiar nenhum candidato a prefeito no primeiro turno das eleições municipais de novembro.”Tenho muito trabalho na Presidência da República e, tal atividade, tomaria todo meu tempo em um momento de pandemia e retomada da nossa economia”.

Detalhes
O Senado aprovou projeto de lei que obriga hospitais públicos e privados a detalhar informações de pacientes com suspeita ou diagnosticados com covid-19. Entre os dados a serem coletados estão: raça, cor, etnia indígena e condição socioeconômica. O texto segue para análise da Câmara dos Deputados.

Estímulo
O secretário Renato Feder (Educação) disse que a gestão não irá obrigar professores a produzir videoaulas. Feder participou de uma live com profissionais da área, onde apresentou um plano para que os professores da rede estadual passassem a dar videoaulas online, seguindo a grade horária pré-pandemia. “Não vai ocorrer nenhuma obrigatoriedade e sim um estímulo”, afirmou Feder.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

PUBLICIDADES E PARCEIROS