Maringá

Doações de órgãos é tema de ações realizadas pelo HU

Entre os dias 22 e 30 de setembro o Hospital Universitário de Maringá (HU) realiza várias ações em comemoração ao Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos, comemorado dia 27 deste mês. O objetivo é esclarecer dúvidas e incentivar as pessoas a falar mais sobre doação. Comunicar o desejo de ser doador facilita a tomada de decisão num momento tão difícil.

A campanha é conhecida como Setembro Verde. A Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do HU é formada por uma equipe multidisciplinar e os enfermeiros organizam e acompanham o processo, desde a identificação do potencial doador, manutenção hemodinâmica, protocolo de morte encefálica e processo de captação de órgãos.

Além disso, realizam o acolhimento e entrevista familiar com suporte da psicologia e serviço social; dando apoio e realizando atividades de educação permanente. Doutora Rosane Almeida de Freitas, coordenadora da comissão reforça que “o principal papel da CIHDOTT é estabelecer a relação de ajuda às famílias e que a doação de órgãos é uma consequência de todo o cuidado, respeito e transparência demonstrado a mesma durante o processo.”

As autorizações para doações de múltiplos órgãos passaram de 88% em 2019 para 100% em 2020. Isso significa que os familiares entrevistados autorizaram a doação, indicando a solidariedade dos entes e o preparo dos profissionais treinamentos pela Central Estadual de Transplantes em conjunto com a Organização de Procura de Órgãos.

ATIVIDADES
Na lista de ações até o dia 30 de setembro está o curso EAD de Entrevista Familiar para Doação de Órgãos. Evento elaborado pelo Hospital Moinhos de Vento. O link de acesso será disponibilizado no site do HU, com emissão de certificado já liberada ao término do curso, com carga horária de 2 horas.

Haverá também um Webquest sobre o Processo de Determinação de Morte Encefálica e Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes, elaborado pela pós- graduanda de Enfermagem, Carla Moretti de Souza, sob orientação do Professor Doutor André Estevam Jaques. Da mesma forma, o link será disponibilizado em breve.

O Quizz sobre Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes com utilização da ferramenta Kahoot, será um jogo elaborado em parceria com os alunos de graduação que fazem parte do Programa de Educação Tutorial PET-Enfermagem. O curso será aplicado pelo telefone celular para profissionais de diversas áreas do hospital e haverá premiação para os três primeiros lugares, além de sorteio de alguns brindes aos participantes. A orientação será da Doutora Vanessa Denardi Antoniassi Baldissera e Coordenadora da CIHDOTT Enfª Drª Rosane Almeida de Freitas.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

PUBLICIDADES E PARCEIROS