Início Coluna Francês Press Francês Press

Francês Press

A crise gerada pela Covid-19 acelera o fechamento de agências bancárias no Brasil, já em processo de transações para canais remotos. Esta semana Umuarama perde uma agência do Bradesco e outra do Itaú.

Só nos primeiros quatros meses desde ano 283 agências foram fechadas no país onde 42% das cidades (2.340) não têm nenhuma. E o fechamento continuará, estimulando correntistas a transações remotas. Agências custam caro e a concorrência via internet vêm forte com novos bancos..

Em Apucarana passageiros preocupados reclamam da superlotação nos ônibus urbanos em horários de pico. Fotos nas redes sociais comprovam o excesso no meio de transporte é um dos maiores disseminadores do Covid-19. A prefeitura precisa agir.

Amanhã e sexta-feira tem evento para surdos no Youtube da Unespar. O Encontro da Comunidade Surda em Apucarana será online, com palestrantes surdos e discussão sobre o ensino de Libras e do Português.

Sexta-feira é o Dia do Surdo e a inclusão social ainda é um desafio. O surdo pode trabalhar, estudar e se destacar, mas enfrenta barreiras causadas pela ignorância sobre sua capacidade e igualdade de direitos.

Teste de coronavírus, domingo na cadeia pública de Cambará (Norte Pioneiro), teve dois resultados preocupantes que colocam o Departamento Penitenciário do Paraná em alerta. Primeiro: testados dois detentos em cada uma das seis celas e três funcionários, todos deram positivo.

Dos 103 presos, somente 11 não estão infectados. Segundo resultado que preocupa: na madrugada de ontem 20 presos com Covid-19 fugiram da cadeia por um túnel que vinha sendo cavado há dias.

Nove em cada 10 brasileiras anseiam por grandes mudanças mundiais e em suas vidas após o fim da pandemia cujo isolamento forçado proporcionou tempo para reflexões. Isso é o que mostra a pesquisa “How much is the world yearning for change after the Covid-19 crisis?”, realizada pela Ipsos para o Fórum Econômico Mundial.

Segundo ela, 89% dos entrevistados brasileiros concordaram com a frase: eu quero que o mundo mude significativamente e se torne mais sustentável e justo, em vez de voltar a ser como era antes da crise de Covid-19. O estudo foi realizado com 21 mil pessoas de 28 países, e em geral 86% querem um mundo diferente.

O anseio por mudanças reflete diretamente a insatisfação popular com o que ocorre principalmente em seus países. Por nacionalidades, os que querem mudanças: Colômbia (94%), Rússia (94%), Peru (93%), Chile (93%) e México (93%), Coreia do Sul (73%), Alemanha (78%), Holanda (79%), Estados Unidos (79%), Japão (82%).

Não foi com ação impetrada na semana passada que adversários e MPF alijaram o deputado federal Emerson “Boca Aberta” Petriv da campanha pela prefeitura de Londrina. Juiz substituto federal emitiu sentença considerando o que já havíamos comentado aqui, de que o candidato não deveria ser afastado apenas por ter desrespeitado leis de trânsito.

Segundo o magistrado, “o afastamento da função pública é medida excepcional, já que afasta o agente antes de seu julgamento definitivo. Merece, portanto, interpretação diligente para que não sejam violadas as garantias do devido processo legal e da presunção de inocência”. “Boca Aberta” já denuncia há muito conjurações para tentar tira-lo da disputa.

Em toda a região pipocam informações de pessoas que tem recebido “brindes”, pacotes com sementes enviadas da China. Recomenda a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), que não abram os pacotes nem plantem as sementes.

A suspeita recai sobre objetivos: por que alguém enviaria sementes gratuitamente para outro continente, sem terem sido encomendadas e sem explicar o que gerarão? Técnicos dizem que elas podem trazer invisíveis ao olho nu, pragas, doenças e plantas daninhas que não existem aqui, capazes de causar graves prejuízos à agricultura e meio ambiente.

O Ministério da Agricultura está realizando exames laboratoriais para identificar as espécies e eventuais patógenos presentes no material enviado. O Brasil é um grande produtor e exportador de produtos agrícolas, condição privilegiada que gera ações de concorrentes.

Em menos de três horas na segunda-feira a PRF apreendeu dois carregamentos totalizando mais de uma tonelada de maconha. As cargas estavam dentro de um Gol, em Guarapuava, e em um Jeep Compass em Alto Paraíso, onde para fugir o motorista tentou atropelar os policiais. Depois deixou o veículo e sumiu no mato.

COMPARTILHE: