Início Notícias Gerais Coluna ADI

Coluna ADI

Lives
Por conta das restrições proporcionadas pela pandemia, os candidatos apostam em “Lives” pela internet e outras atividades remotas para atrair a atenção dos eleitores. A campanha de Greca (DEM), por enquanto não tem nenhuma atividade presencial marcada, apenas divulgação pelas redes sociais. João Arruda (MDB), Goura (PDT) e Christiane Yared (PL) já farão lives neste domingo, primeiro dia de campanha. Já João Guilherme (Novo), programou uma carreata.

Reeleição
Os três senadores do Paraná, Alvaro Dias, Flávio Arns e Oriovisto, todos do Podemos, são contra a reeleição do senador Davi Alcolumbre (DEM) na presidência da casa. Eles alegam que a Constituição veda a recondução ao cargo na mesma legislatura, e criticaram os senadores que estão articulando para burlar essa regra. Resta saber se essa regra é pra valer, ou é daquelas “pra inglês ver”.

Elevou o Sarrafo
Sérgio Moro, na condição de ex-juiz, destacou que a Lava Jato, que colocou na cadeia por corrupção grandes políticos e empresários do cenário nacional, também foi influente em operações de âmbito estadual, como as operações Publicano, Quadro Negro e Rádio Patrulha. “Acredito que a Lava Jato, para usar uma metáfora do salto em altura, elevou o sarrafo [das investigações e punições] vários níveis acima e influenciou operações de investigação em âmbito estadual. Aqui no Paraná tivemos muitas”, disse.

Termômetro
A aprovação do governo do presidente Jair Bolsonaro cresceu 11 pontos desde o início do ano, segundo pesquisa CNI/Ibope. 40% consideram o governo ótimo ou bom. Antes, eram 29%. O índice dos que consideram o governo ruim ou péssimo caiu nove pontos, indo de 38% para 29%.

Volta às aulas
Questionada sobre a volta às aulas, a secretária da saúde de Curitiba, Márcia Huçulak, disse que apoia a retomada e afirma que essa questão é de extrema importância, mas que no Brasil não houve uma discussão adequada sobre o caso. “Não estamos falando só da educação formal, estamos falando do papel social que a escola tem na proteção à criança e ao adolescente”, argumentou.

Rombo na Previdência
As novas regras de aposentadoria e pensão, em vigor desde novembro de 2019, começam a fazer efeito nas contas públicas federais. A previsão do governo é de que o rombo da Previdência alcance R$ 286,9 bilhões em 2021.

Ponte Fechada
O presidente Bolsonaro publicou uma portaria que prorroga, por mais 30 dias, a proibição da entrada de estrangeiro de qualquer nacionalidade ao Brasil, por meios terrestres e transportes aquaviários. Com essa prorrogação, não se sabe agora se o Paraguai irá manter a reabertura de suas fronteiras com o Brasil, prevista para ocorrer na terça-feira (29).

Rádio Patrulha
O Ministério Público do Paraná apresentou novas denúncias no âmbito da Operação Rádio Patrulha, que apura irregularidades na licitação de maquinários para o programa estadual Patrulha do Campo. Desta vez, quatro pessoas foram denúncias por lavagem de dinheiro, entre elas, o ex-secretário de Assuntos Estratégicos do Paraná, Edson Casagrande, e sua esposa.

Reitoria
O presidente Jair Bolsonaro nomeou o professor Marcos Flávio de Oliveira Schiefler Filho para exercer o cargo de reitor da UTFPR pelos próximos quatro anos. Schiefler foi o mais votado pela comunidade acadêmica em consulta interna, e encabeçava a lista-tríplice enviada pelo Conselho Universitário da UTFPR (Couni) ao governo federal. Resta agora saber se Bolsonaro também respeitará a vontade da maioria na escolha do reitor da UFPR.

Educação
O Governo do Paraná vai retomar a obra do Centro Estadual de Educação Profissional de Ibiporã (CEEP-Ibiporã), na Região Norte, paralisada desde 2014, em função das investigações da Operação Quadro Negro. O investimento do Estado nesta nova fase é de R$ 7,13 milhões “Educação é prioridade e trabalhamos para fazer do Paraná o estado com a melhor educação do Brasil”, ressaltou Ratinho Junior.

Fujão
O prefeito de Curitiba e candidato à reeleição, Rafael Greca (DEM), não vai participar do debate da Band TV. A justificativa apresentado por ele, é de que especialistas em saúde concluíram que a emissora não se adaptou aos protocolos de combate ao Covid-19. Porém Greca garante que vai participar à distância através das redes sociais, na função de comentarista. “Se disserem mentiras sobre mim, direi verdade sobre eles”, cutucou.

Vou de Bike
O candidato a prefeito de Curitiba, Goura (PDT), será um dos primeiros a promover um evento público presencial, antes de fazer a sua live de estréia da campanha com a vice Ana Moro na internet. O candidato sairá de bicicleta da nascente do rio Belém, na região Norte de Curitiba, em direção ao rio Iguaçu, no extremo Sul da cidade. O deputado é conhecido por sua ligação com o cicloativismo.

Conscientização
O Deputado Estadual Hussein Bakri (PSD) ressaltou a importância da conscientização sobre os cuidados no trânsito. O deputado, autor da lei que instituiu no calendário do Paraná o Maio Amarelo, reforçou, em comemoração ao dia nacional do trânsito (25 de setembro), os cuidados para a prevenção de acidentes “Perceba o risco, proteja a vida”. Seja um motorista consciente e preserve a sua vida e dos outros motoristas e passageiros”, disse.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

COMPARTILHE: