Início Coluna Francês Press Francês Press

Francês Press

Mesmo com recordes de candidatos a prefeito (13) e vereador (388) a campanha eleitoral que teve largada domingo não deverá ser igual às anteriores. Pelo menos o corpo-a-corpo limitado pela pandemia deve nos livrar dos candidatos “grudentos” que gostam de tatear, agarrar o eleitor, falar no ouvido, forçar fotos, etc.

Apesar do menor número de cadeiras na Câmara Municipal que já teve até 21 vereadores – hoje tem 15 – o número de candidatos continua crescente. Veja os anos e números de candidatos: em 2004, 192 candidatos, 2008 – 239, em 2012 – 336 e agora 388.

Os partidos com maior número de candidatos a vereador em Maringá são o PSL, PSC, PROS, PP, Podemos, PT, Patriota e Avante, com 23 candidatos cada um. Com menos, Cidadania e PRTB com 4, PSOL e PSDB com 3, PCdoB com 2. Já o PTC do candidato a prefeito Annibal Bianchini, nenhum candidato!

A tempestade com granizo e fortes ventos de até 100 km/h que derrubaram árvores em Maringá, se estendeu por várias regiões do Paraná deixando 144 mil pessoas sem energia elétrica. A queda no fornecimento atingiu Curitiba, Ponta Grossa (14,8 mil quedas), Reserva (10,3 mil), Colombo (7,3 mil), Maringá (7,6 mil) e Almirante Tamandaré (7,4 mil), além de municípios menores.

Já no domingo previsão do Climatempo alertou para calor excessivo esta semana no Brasil, principalmente Paraná e Estados próximos. Acima de 40º, ar quente vindo da Bolívia e Paraguai. Londrina e Maringá devem registrar 41º. A partir de quinta-feira.

Explicação para o calor infernal: existe uma gigantesca bolha de ar quente, área de alta pressão em altitude que gera movimentos descendentes empurrando ar excessivamente quente e seco. Aumenta também o perigo de incêndios.

A família luta para trazer o corpo da maringaensese Franciele Alves da Silva (29 anos), mestre em Educação pela UEM que há dois anos morava em Paris. Sexta-feira ela foi morta a facadas pelo marido também brasileiro, Rodrigo Martin (27). Dois filhos do casal, de dois e quatro anos, estão sob a guarda de autoridades.

Para acalmar pessoas da região que receberam pacotes de sementes enviados anonimamente da China. Está descartada a suspeita de introdução de espécies invasoras, doenças ou insetos que poderiam espalhar e destruir plantas, especialmente lavouras.

Não é um ataque fitossanitário, informa o Ministério da Agricultura e Abastecimento. É uma manobra de e-commerce conhecida como brushing (“escovando” em livre tradução) que gera espaço de avaliação para clientes nas grandes plataformas de lojas virtuais. As sementes são de flores e temperos, entre elas hibisco, alecrim, orégano.

Repete-se em Alto Paraná um golpe registrado em várias cidades da região. Tem gente pedindo alimentos e cestas básicas em “campanha da igreja”. O padre Osvaldo Vieira procurou os meios de comunicação: não existe campanha para arrecadar alimentos na região de Paranavaí.

Fieis de Paranavai viajarão até o santuário de Aparecida do Norte (SP) de bicicleta. O grupo que já tem 17 inscritos fará um trajeto de 336 km por trilhas e estradas vicinais no período de 15 e 22 de novembro próximo.

Estimulando o crescente uso da saudável e ecológica bicicleta, a viagem é inspirada nas rotas religiosas Santiago de Compostela e Caminho da Fé. O roteiro será iniciado em Águas da Prata (SP) de onde seguirá para Ouro Fino (MG). Outras etapas diárias: Estiva, Luminosa, Campos de Jordão e finalmente Aparecida.

A população da pequena Goioerê está assustada com a violência que tem se abatido sobre a cidade, possivelmente patrocinada por traficantes de drogas. Há dois meses um casal foi sequestrado e possivelmente assassinato, sem nenhuma pista.

Em outro caso, três jovens foram executados a tiros por dois motociclistas não identificados na última sexta-feira, 19h, em local público, esquina da Vila Guaíra. A polícia só sabe que o triplo homicídio tem relação com traficantes da fronteiriça Foz do Iguaçu.

COMPARTILHE: