Início Destaques do Dia Polêmica leva Semob a arquivar multas em semáforo da Colombo

Polêmica leva Semob a arquivar multas em semáforo da Colombo

Uma foto e o áudio de um motorista revoltado viralizou ontem na internet e por causa disso o Secretário de Mobilidade Urbana de Maringá, Gilberto Purpur, decidiu rever algumas multas aplicadas no semáforo da Avenida Colombo próximo ao viaduto da Tuiuti. Purpur explicou que “alguns motoristas foram induzidos ao erro por conta da complexidade do cruzamento”. Porém não serão canceladas todas as infrações. “Vamos analisar caso a caso, pois em algumas situações os motoristas avançaram o sinal vermelho deliberadamente e colocaram em risco a vida de pedestres”, justificou o secretário.

Para explicar melhor, Gilberto Purpur, recorreu a uma explicação bastante técnica, nas várias entrevistas que teve que dar ontem devido a repercussão do protesto do motorista:

“Esse é um cruzamento bastante completo e por isso está dando essa confusão aí. O correto seria colocar o semáforo porta foco depois da faixa de pedestres, como é em qualquer cruzamento comum. Porém, quem reparar bem na foto, depois da faixa de pedestres não tem canteiro central. Então não daria para colocar esse semáforo depois da faixa de pedestres. Então o que foi feito ? O porta focos está entre a retenção e a faixa de pedestres. Se alguém passar a retenção vai parar debaixo do semáforo e aí ele não consegue enxergar o semáforo e então na verdade ele cometeu o avanço de sinal vermelho apesar de ter parado antes da faixa de pedestres. Isso vai muito também do rigor do agente de trânsito que faz as validações. Então quando a gente perceber que houve um rigor muito grande do agente de trânsito nessa situação nós vamos fazer o arquivamento do auto. Cada caso será avaliado individualmente. Os motoristas que foram induzidos ao erro terão as multas arquivadas”, disse o secretário Gilberto Purpur.

Para evitar que erros do tipo continue ocorrendo no local, o secretário anunciou algumas mudanças na sinalização daquele local. Inclusive o semáforo será mudado de lugar. Lembrando que a multa por avanço de sinal em Maringá é de R$ 293,47, com perda de 7 pontos na CNH.

Redação JP
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: