Início Coluna Francês Press Francês Press

Francês Press

Neste primeiro turno um único encontro público reunindo todos os candidatos a prefeito de Maringá é o promovido pela Ordem dos Pastores Evangélicos e ADESG. Amanhã, segunda-feira 19, às 19h, na Igreja Batista do Ministério da Restauração – Av. Gastão Vidigal 2358. 

A OPEM tem divulgado como encontro para apresentação dos projetos de cada candidato. Mas está sendo postado também que será um debate. E desse o excluído Anníbal Bianchini também poderá participar. Será transmitido ao vivo pelo canal da ADESG no Youtube. 

O orgulho do ex-presidente Lula continua sendo demolido. Um tribunal de justiça de estado nordestino, Alagoas, determinou a anulação do ato administrativo que deu a ele o título de doutor honoris causa da Uneal (Universidade Estadual de Alagoas).  

Alegação oficial divulgada: “Não é razoável, nem atende à moralidade administrativa conceder honraria a alguém condenado judicialmente e que ainda responde a outras ações penais”. A anulação do título é uma vitória da advogada Maria Tavares Ferro, candidata a vereadora em Maceió pelo PSDB. 

Interessante observar que quando ela apresentou a ação, a Justiça negou liminar alegando que “não restou configurado a probabilidade do direito ou o perigo do dano” da honraria. Lula e a universidade a rebateram e o MP se manifestou pelo arquivamento do processo. Agora Lula não quer falar: “Não comento decisão de juiz”.  

Lula tem uma “coleção” de 35 títulos de universidades brasileiras e do exterior, entre elas o Instituto de Estudos Políticos de Paris, na França; a Universidade de Coimbra, em Portugal; e a Universidade de Salamanca, na Espanha. Quando ainda estava preso, também lhe foi concedida a honraria pela Universidade de Rosário, na Argentina. 

A pequena Pontal do Paraná – 28 mil habitantes – é a cidade com o mais rico candidato a prefeito do Paraná. João Carlos Ribeiro (PSC) tem um patrimônio que ultrapassa R$ 1,5 bilhão, o equivalente a quase nove anos de arrecadação do município.  

Mesmo com a pequenez da cidade e a grandiosidade da fortuna, o candidato vê perspectiva de engordar seu cofre  se assumir a prefeitura. Tem fatia de recursos reservada para implantar o Porto de Pontal, um pequeno concorrente para o carregado Porto de Paranaguá,  

Prefeito, o bilionário espera ter força política para legalizar o novo porto marítimo e coloca-lo a funcionar. Cá entre nós isso vem sendo tentado há muito. Não é do interesse dos chineses que segundo dizem, dominam 80% do Porto de Paranaguá. Mas capital disponível também é força! 

O cantor e compositor Chico Buarque parou no tempo. Acha que tem força política suficiente para reverter a chance  quase impossível de Guilherme Boulos (PSOL) ganhar a prefeitura de São Paulo. Está na campanha com a fala “Sou Boulos”. Talvez se cantasse conseguiria melhor retorno, mas não o suficiente. 

Antes defensores do PT e nele Boulos, Chico e Caetano Veloso também debandaram após ó partido negar candidatura para ele, muito ruim de voto. O artista Wagner Moura é outro que participa de barca furada na campanha. O PT está cada dia mais isolado.  

O Brasil perdeu em quatro anos mais de 4,6 milhões de seus raros leitores de livros. Segundo pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, de 2015 para 2019, a porcentagem de leitores no Brasil caiu de 56% para 52%.  

O público de não-leitores que não leu nenhum livro nos últimos 3 meses somam 48% da população, ou 93 milhões de pessoas com mais de 5 anos de idade. Pior:  maior queda ocorreu entre pessoas que têm ensino superior: de 76% para 67%, pessoas que têm influencia cultural.  

 O livro mais lido pelos brasileiros entrevistados não podia ser outro: a Bíblia. Só que existe um detalhe não apurado pelos pesquisadores: as pessoas não leem a Bíblia como se lê um livro comum, de cabo a rabo. Eles a consultam, às vezes diariamente, mas apenas trechos específicos. 

COMPARTILHE: