Início Destaques do Dia Ranking elege UEM a quinta melhor universidade estadual do Brasil

Ranking elege UEM a quinta melhor universidade estadual do Brasil

O QS Latin America University Rankings 2021, um dos rankings mais respeitados do mundo, avaliou 410 universidades de 20 países latinos e elegeu a Universidade Estadual de Maringá (UEM) como a 5ª melhor instituição estadual do Brasil. São ranqueadas universidades públicas e privadas.

“A UEM melhorou em relação à média das instituições de ensino superior do Brasil e caiu ligeiramente em relação à América Latina, acompanhando o movimento de queda da região”, analisou o professor e pesquisador Bruno Montanari Razza, chefe da Divisão de Planos e Informações da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PLD) da UEM.

Os dados levantados pela Quacquarelli Symonds são relativos a 2018. A UEM ocupa a 23ª colocação dentre 94 brasileiras. Além disso, aparece entre as 96 melhores universidades da América Latina, ocupando o 92º lugar. Houve uma evolução nesse quesito, em 2018 estava na 104ª posição e em 2019 99ª.

No Paraná, apenas três universidades estão no ranking das 100 melhores universidades da América Latina. Além da UEM, aparecem a Universidade Estadual de Londrina (UEL) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Os critérios de avaliação desse estudo são: reputação acadêmica; reputação entre empregadores; proporção docente/estudante; quantidade de professores doutores; rede de pesquisa internacional; citações em artigos científicos; publicações docentes; e impacto on-line. Dentre estes, UEM melhorou em reputação acadêmica, proporção de docente/estudante e citações em artigos científicos.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: