Início Destaques do Dia Oferta de educação profissional será ampliada na rede estadual

Oferta de educação profissional será ampliada na rede estadual

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed-PR) vai ampliar a modalidade de Educação Profissional Técnica para estudantes da Rede Estadual. Serão 1.020 vagas ofertadas em formato EaD (ensino a distância) e presencial. A parceria, firmada por meio de licitação, foi vencida pela UniCesumar. O investimento de R$ 9,7 milhões vem da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do Gorveno Federal.

Mesmo sendo EaD, 20% dos cursos precisam ser presenciais. Esse tipo de conteúdo será passado em oito municípios: Maringá, Araucária, Curitiba, Foz do Iguaçu, Jaguariaíva, Londrina, Paranaguá, Pinhais e Pato Branco.

“A educação técnica tem um papel muito importante em fazer com que a inserção do jovem no mercado de trabalho seja mais rápida e fluida do que a de um jovem que faz a educação regular e depois segue para uma universidade”, disse Alessandra Maia, chefe de departamento da Educação Profissional e EJA (Educação para Jovens e Adultos) da Seed-PR.

Para Alessandra a ampliação é um impacto positivo no desenvolvimento profissional dos jovens. Segundo ela é um caminho feito via estágios e também por meio de aulas práticas, além do entendimento da profissão que foi escolhida. Os estudantes também podem se matricular em cursos técnicos de informática, logística, eletrotécnica, jogos digitais e comércio exterior.

“Ampliar o programa significa facilitar o acesso ao mundo corporativo, até porque existe uma demanda no mercado por profissionais que tenham ensino técnico de nível médio, não somente para profissionais com ensino superior”, afirmou Alessandra.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: