Início Destaques do Dia Município terá capacidade para vacinar 60 mil pessoas por mês

Município terá capacidade para vacinar 60 mil pessoas por mês

Vacinado deve levar cartão de vacinação na 2ª dose para evitar erro

Com quase 20 mil pessoas vacinadas contra o coronavírus, a Prefeitura de Maringá procura uma maneira de adquirir mais doses por conta própria para alcançar toda a população. De acordo com o prefeito Ulisses Maia, a estrutura e organização da Secretaria de Saúde conseguiria vacinar 60 mil pessoas por mês e em sete meses seria possível imunizar toda a população. O problema é que não há imunizantes disponíveis.

“Se tivesse as vacinas disponíveis, nós temos condição de imunizar num tempo muito rápido. Porém, repetindo, vai depender da disponibilidade dos laboratórios vão ter de produzir para atender a demanda do Brasil, que é gande”, informou o prefeito.

A prefeitura diz que tem vontade e dinheiro para comprar vacina por conta própria, mais de R$ 100 milhões estão reservados para a aquisição dos imunizantes. Para facilitar a compra e reduzir os custos, a cidade aderiu ao consórcio nacional de prefeitos.

“Cada município tem que aprovar uma lei na Câmara de Vereadores e, a partir daí, o consórcio tem a condição de fazer a importação das vacinas e a distribuição. A ideia do consórcio foi para facilitar, porque várias cidades, individualmente, estão fazendo as tratativas de compra. Maringá está fazendo, quase todas as capitais estão fazendo. Isso pode dificultar e atrasar mais ainda o processo. Por isso somamos forças entre as prefeituras”, explica Maia.

ESTRUTURA
Estão sendo utilizadas para a vacinação quatro estruturas da cidade: duas unidades básicas de saúde, o teatro Callil Haddad e a sala de vacinas da Secretaria de Saúde.

Quando adquirir as doses, a Secretaria de Saúde irá ampliar o atendimento para todas as Unidades Básicas de Saúde, facilitando o deslocamento das pessoas e evitando aglomeração.

Dayani Barbosa
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: