Início Maringá Saúde aguarda vacinas para imunizar pessoas com comorbidades

Saúde aguarda vacinas para imunizar pessoas com comorbidades

08.04.2021 - Governador Carlos Massa Ratinho Junior com Secretário da saúde Beto Preto distribuição 12 lote de vacinas no Paraná Foto Gilson Abreu/AEN

O Paraná recebeu, na segunda-feira, 391.500 doses da Covishield, da Universidade de Oxford/AstraZeneca/Fiocruz. As vacinas fazem parte do 16° lote encaminhado ao Estado. A maior parte das vacinas serão para aplicação da primeira dose. O secretário municipal de Saúde, Marcelo Puzzi, disse que há expectativa de Maringá receber entre 8 e 9 mil doses da vacina; já foi concluído um plano de vacinação para pessoas com comorbidades.

“Não vai precisar ninguém correr para o médico atrás de documento que comprove a comorbidade. Para que não haja erro nesse processo montamos um formulário online para profissionais da rede privada. O médico vai preencher esse ofício e encaminhar para a Secretaria. No documento haverá todas as informações sobre o paciente. Já na rede pública, os diretores das UBSs têm o mapeamento por meio de um sistema de cadastro online. A lista dessa população será repassada também. Com tudo isso em mãos, a Saúde vai estipular referências e horários para receber a primeira dose”, contou Puzzi.

Ele adiantou que essa imunização deve começar, no máximo, na quinta-feira esperando a chegada do novo lote de vacina. Segundo o secretário Estadual de Saúde, Beto Preto, as doses devem chegar o quanto antes nas regionais. Serão para pessoas com comorbidades registradas em documentos; de preferência pessoas mais próximas dos 60 anos e depois descendo a faixa etária.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: