Início Maringá Semulher e Patrulha Maria da Penha apresenta resultados para vereadores

Semulher e Patrulha Maria da Penha apresenta resultados para vereadores

A Secretaria da Mulher e a Guarda Civil Municipal fizeram prestação de contas de atendimentos às mulheres vítimas de violência, destacando a atuação da Patrulha Maria da Penha, que completará quatro anos no próximo sábado. A apresentação foi na Câmara Municipal. Devido à pandemia, a Secretaria da Mulher apresentou dados de 2020 e 2021 unificados comparados com o ano de criação da Patrulha. Por exemplo, em 2017 foram registradas 204 ocorrências, contra 643 entre 2020 e 2021. Foram ainda nove mandados de prisão em 2017 contra 18 desde o ano passado.

Desde o começo de 2020 foram 1.458 medidas protetivas aplicadas em Maringá, sendo que 1.232 foram prorrogadas. A supervisora da Patrulha Maria da Penha, Silvana Soares, apresentou dados de atendimentos do serviço e anunciou novos serviços que foram implantados. A Patrulha começou a operar em 25 de setembro de 2017, criada pelo prefeito Ulisses Maia, com 58 agentes treinados para o segmento. Desde então, já foram 3.926 mulheres atendidas.

“Estamos trabalhando para fortalecer e garantir que as políticas públicas não sejam descontinuadas. Agradeço o investimento feito pelo Poder Público, a atuação dos vereadores aprovando os projetos, e a dedicação de toda equipe, formada por 31 servidores e servidoras”, comentou a secretária da Mulher, Terezinha Pereira.

A secretária ainda citou em torno de 20 ações e programas que se destacam na Secretaria da Mulher. Entre eles, a nova sede do Centro de Referência e Atendimento à Mulher (Cram), parcerias com universidades, reinserção de mulheres egressas do sistema prisional, cursos de defesa pessoal, serviços nos distritos, entre outros. Assim como o inédito Plano Municipal de Políticas Públicas para Mulheres que está em andamento.

Além do aniversário da Patrulha Maria da Penha, o balanço das ações também destacou que ontem, dia 23 de setembro, foi o Dia Internacional Contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças. Participaram da sessão o secretário de Segurança, Ivan Quartaroli; a comandante da Guarda Civil Municipal, Silvia Regina de Jesus Ferreira; e servidores das duas pastas.

Redação
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: