Início Destaques do Dia Burocracia e falta de atendentes deixa Procon de Maringá ineficiente

Burocracia e falta de atendentes deixa Procon de Maringá ineficiente

Quem procura o serviço do Procon de Maringá na avenida Horácio Racanello sai decepcionado.
Ao chegar ao prédio, bem no centro da cidade, o atendente afirma que deve ser agendado o atendimento via telefone, ele alega que é este o protocolo desde os tempos da pandemia. Os “desavisados” que procuram o Procon não conseguem sequer agendar no local, o que é estranho, uma vez que a localidade e a proximidade ao terminal urbano, sugere deixar o PROCON mais próximo da população, tendo agilidade na resolução das demandas que surgem todo momento aos cidadãos.

No ato da inauguração do PROCON em espaço quatro vezes maior que anterior, o prefeito Ulisses Maia disse “Com a estrutura física mais ampla, não apenas garantiremos mais conforto para o cidadão, como também ampliaremos a capacidade de atendimento, proporcionando ainda mais qualidade dos serviços prestados pelo órgão em defesa do contribuinte”.

O problema prefeito, é que falta combinar com a administração do PROCON. O serviço que outrora era eficiente e ágil, com certeza de atendimento em qualquer circunstância, agora já não existe mais.

Ligando para agendar sua “visita” ao PROCON, a esperança de resolver a lide fica ainda menor. A atendente pega seus dados (nome completo, CPF, telefone) e diz que sua ida ao PROCON está agendada para o dia 21 de dezembro, isto é, 12 dias após a ligação para o agendamento. Tudo isso para um simples cancelamento de linha de celular. E tem mais, você deve providenciar uma série de papéis, RG e CPF (a carteira de habilitação não vale), comprovante de residência e os protocolos abertos na companhia telefônica. De fato a burocracia impera.


Ao perguntar para a cordial atendente o porquê de um período tão longo para o atendimento, ela disse que a falta de pessoal impossibilita maior agilidade.

Assim é a saga do consumidor na casa que deveria defender o consumidor. Para resolver o problema ele deve ligar (não tem 0800), agendar, arrumar uma papelada, esperar e aí sim, quem sabe conseguir desativar uma simples linha de celular.

Coitado de quem tem problemas maiores a serem resolvidos via PROCON.

Deny Barbosa
Cidadão maringaense

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