A Secretaria de Trabalho, Renda e Agricultura Familiar de Maringá, juntamente com o IDR Emater, Seab e Sebrae, vai implantar no município um Empório da Agricultura Familiar. Será um único espaço oferecendo aos consumidores uma diversidade de produtos fiscalizados desde a origem. A estrutura prevê uma área construída de 500m², sendo previsto área de carga e descarga, recepção do mercado, exposição de mercadorias, padaria, estoque e estacionamento.
“Nosso objetivo é promover o desenvolvimento do agronegócio regional, a capacitação e a união de cooperativas, a regularização de agroindústrias e promoção do produto do Paraná. O resultado esperado é a geração de trabalho e renda para o setor rural como um todo. A intenção é que as cooperativas da agricultura familiar dos municípios da Amusep participem do projeto. São aproximadamente nove cooperativas. Para melhor independência, estamos trabalhando com a formação de uma central de cooperativas”, explicou Sami Messias, diretora de Agricultura e Pecuária.
Ainda não há previsão de funcionamento. O processo de licitação da obra será iniciado em 2022. Se trata de um recurso parte Governo Federal e parte Prefeitura; sendo assim, toda etapa do processo será monitorada pelos os envolvidos.
“Paralelamente trabalharemos com as cooperativas envolvidas no projeto a capacitação em gestão do espaço marketing e regularização de produtos. Está sendo formada uma central de cooperativas para administrar o espaço. Lembrando que todos os produtos devem estar legalizados conforme a legislação e fiscalização municipal; esse é um dos principais critérios a serem cumpridos”, acrescentou Sami.
O projeto já teve o aval da Caixa Econômica Federal. O secretário Francisco Favoto disse acreditar que o número de participantes deverá aumentar conforme o trabalho for sendo colocado em prática. Os produtos de origem animal, hortaliças, frutas e verduras serão oferecidos na estrutura que ficará na Avenida Nildo Ribeiro da Rocha, 706, Jardim Ipanema.
Victor Cardoso
Foto – Reprodução