Início Destaques do Dia Adesão da vacina contra poliomielite é baixa em Maringá

Adesão da vacina contra poliomielite é baixa em Maringá

A coordenadora de vacinação de Maringá, Edilene Goes, está fazendo um pedido para os pais e responsáveis por crianças no município, que essas pessoas levem os menores de cinco anos de idade para tomarem a vacina contra a poliomielite. Das 21 mil crianças aguardadas, somente 930 receberam a dose; um número considerado muito baixo. A campanha começou no dia oito de agosto e vai até dia nove de setembro.

“Infelizmente tem pais que nem estão sabendo da campanha. É importante que todas as crianças recebam as gotinhas. Pais e responsáveis devem levar os menores de cinco anos para imunizarem mesmo se a criança estiver em dia com a dose. Precisam levar novamente. O risco de não se vacinar é ter a doença voltando para o Brasil. Ainda temos países endêmicos e um caso da doença nos Estados Unidos. Precisamos erradicar a polio”, disse Edilene.

As crianças menores de um ano deverão ser vacinadas conforme a situação vacinal encontrada para esquema primário. As crianças de um a quatro anos deverão ser vacinadas indiscriminadamente com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico.

Para ampliar a imunização em Maringá, 34 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) vão atender amanhã, sábado, entre oito e 17 horas. Será o ‘Dia D’ de vacinação contra poliomielite e multivacinação, doses diversas aplicadas em menores de 15 anos. A intenção é contemplar a população que não consegue se imunizar ao longo da semana por conta de trabalho, estudo, horários menos flexíveis. O atendimento será entre oito e 17 horas. Basta apresentar a carteirinha de vacinação e documento com foto na hora da vacinação.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: