Início Destaques do Dia Vestibular de Inverno 2023 da UEM tem mais de 12 mil candidatos

Vestibular de Inverno 2023 da UEM tem mais de 12 mil candidatos

A Comissão do Vestibular Unificado (CVU) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) divulgou ontem a lista de inscrições homologadas por meio do Edital/CVU (14/2023). Desse modo, o próximo concurso vestibular da UEM, das quais as provas estão agendadas para o dia 27 de agosto, terá mais de 12 mil candidatos, na disputa por 1.170 vagas oferecidas em mais de 70 cursos de graduação nos seis câmpus da instituição (Maringá, Cianorte, Cidade Gaúcha, Ivaiporã, Goioerê e Umuarama).

Em um anexo da CVU, os candidatos podem conferir a relação com os nomes completos e números das respectivas inscrições. 

De acordo com o coordenador da CVU, Ednei Aparecido Santulo Junior, o candidato que fez a inscrição e pagou a taxa dentro do prazo e não teve a inscrição homologada, deverá entrar com recurso até hoje, por meio do e-mail (vestibular@uem.br) para ter a chance de concorrer às vagas do vestibular.

Em vista disso, da quantia total de inscrições realizadas, 12.322 candidatos tiveram a homologação e 19,5% dos inscritos não efetuaram o pagamento da taxa no prazo determinado. “Esse percentual é considerado o mais baixo dos últimos cinco anos”, diz.

Ainda segundo o edital divulgado por meio da CVU, quase 60% dos inscritos neste concurso devem fazer as provas em Maringá. Este é o primeiro vestibular de inverno pós-pandemia, já que o último concurso foi em 2019. Entre as Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES), a UEM será a única a fazer o concurso nesta época do ano e com algumas modificações inseridas no sistema de ingresso.

ENERGIA FOTOVOLTAICA

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) produz energia fotovoltaica há mais de três anos através do Programa de Eficiência Energética da Copel.

Com isso, a geração de energia por meio de captação solar começou em junho de 2020. Estão instaladas 1.440 placas solares, que produziram em média 574Mwh/ano.

Em dezembro do ano passado foram instaladas 179 placas fotovoltaicas no Pavilhão Didático que geram cerca de 80kWp. Além disso, 4 mil lâmpadas também foram substituídas por equipamentos LED.

O Programa de Eficiência Energética da Copel tem como intuito promover o consumo consciente e combater o desperdício da energia elétrica em todas as áreas da economia. Diante disso, a partir de chamada pública, são encaminhadas propostas para financiamento de projetos que demonstrem a importância e a viabilidade econômica de melhoria da eficiência energética de equipamentos, processos e usos finais de energia. Os investimentos são conduzidos por normas instituídas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Maynara Guapo
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: