Início Coluna Francês Press Francês Press

Francês Press

NÃO MAIS

O deputado estadual Rogério do Carmo disse ontem na Jovem Pan que aquela foi “última entrevista” a respeito de sua desistência de disputar a prefeitura de Maringá e sobre o imbróglio que mantém com o senador Sérgio Moro.

DESUNIÃO

Como ambos continuam no mesmo partido, o União Brasil que Moro espera manter para disputar o governo do Paraná em 2026, Do Carmo disse estar de saída. E que recebe propostas “adoidado “para embarcar em um novo partido.

RACISMO

Carmo mantém a acusação de que Moro o pressionou para não disputar a prefeitura e insiste ter sido vítima de racismo. Afirmou que seus advogados estão tomando providências e que somente nesta semana entraram com 10 ações judiciais.

PARCERIAS

O deputado disse que vai participar ativamente da campanha auxiliando prefeitos, vices e vereadores que apoia na região. Só depois, dentro do prazo legal, vai mudar de sigla partidária.

ACORDO?

De um blog de Curitiba citando um pensamento do “Analista dos Planaltos: A intervenção de Sérgio Moro na eleição em Maringá é o sinal do acordo Ricardo Barros e o juiz para 2026?” É coisa para se pensar.

É BEM ASSIM

Queixa de um jovem na internet: muitos amigos “pegam no pé” dele só porque usa um colar de terço ao invés das tradicionais correntinhas. E não falam nada de outros do mesmo grupo que vivem fumando maconha!

ESPERTO

O governador Ratinho Jr é rápido no gatilho político. Mal o curitibano Augusto Akio ganhou medalha de bronze na final individual de skate, ontem em Paris, e já postaram uma foto de ambos abraçados!

A BELEZA

Problemáticas, é verdade, mas são o maior patrimônio da nossa cidade. A Câmara Municipal promove mais uma vez o concurso fotográfico “As Árvores do Passeio Público de Maringá”. Duas fotos por concorrente.

COLETIVOS

O Tribunal de Contas do Estado divulga os resultados de auditorias presenciais sobre o transporte público municipal em seis cidades paranaenses no ano de 2023. Focaram Araucária, Curitiba, Guarapuava, Maringá, Paranaguá e São José dos Pinhais.

OBSERVAÇÕES

Relatadas pelo conselheiro Fernando Augusto Mello Guimarães, as auditorias vão encaminhar uma série de recomendações cujos prazos para implementação variam de 6 a 12 meses.

FOCO

Nada grave registrado, mas há recomendações: acompanhar receitas que baseiam os preços das tarifas, capacitar servidores encarregados, compor uma gestão adequada de dados sobre o transporte coletivo, realizar estudos periódicos sobre a oferta e demanda de cada linha de ônibus.

VELHO PLAZA

Comerciantes próximos da praça Raposo Tavares, a Cracolândia de Maringá, reclamam que o estado de abandono do Cine Teatro Plaza. Contribui para as coisas ficarem ainda piores.

INSOLÚVEL

Triste, porém verdade: não esperem solução no governo atual, como não ocorreu também com governos anteriores. A raiz do problema é que a parte térrea do prédio pertence ao município, mas os pisos superiores são de particulares.

O DOBRO

A impossibilidade de equacionar o problema complica cada dia mais. Fonte da prefeitura que gentilmente nos atendeu, diz que a avaliação judicial é de R$ 7 milhões na parte que não é do município, mas os particulares querem R$ 14 milhões.

CAPITALIZAÇÃO

E a tendência é de que a pedida aumente, segundo a prefeitura: “Recentemente pediu que fosse incluído na avaliação do perito, tanto o Eixo Monumental quanto o Terminal Intermodal, que são elementos que valorizam o território do Cine Plaza”

CONCLUSÃO

Tudo indica que Maringá terá um novo teatro, próximo, antes que o nó do Cine Teatro Plaza seja desatado. E essa obra, a do Centro de Eventos Oscar Niemeyer, prevista, encomendada, ainda nem começou!

COMPARTILHE: