Maringá foi reconhecida como a melhor cidade para se viver em 2024, segundo o Estudo Desafios de Gestão Municipal, realizado pela Consultoria Marcoplan, que avalia os 100 maiores municípios brasileiros. A melhoria na área de Saneamento e Sustentabilidade ajudou a cidade a avançar uma posição no ranking geral. Além disso, os setores de segurança, saúde e educação também desempenham um papel crucial nesses resultados.
O trabalho da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) no decorrer dos anos ajudou de maneira significativa para o desenvolvimento do município, com salto de sete posições na área específica de saneamento em relação ao estudo anterior. Os investimentos nos sistemas de água e esgoto de mais de R$ 117 milhões entre 2017 e 2021 fizeram Maringá manter 100% de atendimento com água tratada, alcançando 98,5% de cobertura com a rede coletora de esgoto.
“Além da ampliação dos sistemas para garantir a universalização do saneamento na área urbana, a Sanepar tem desenvolvido um extenso trabalho para tornar as estações de tratamento de esgoto cada vez mais eficazes e também voltando um olhar para a área rural dos municípios do Paraná”, explica o presidente da Sanepar, Wilson Bley.
No distrito de Iguatemi está sendo implementado um sistema completo de esgotamento sanitário, que permitirá que a área alcance uma cobertura de 75% na coleta de esgoto. Enquanto isso, no Distrito Floriano, está sendo feita uma expansão do sistema que visa aumentar a cobertura atual de 24% para 65% da população.
“Com a universalização na área urbana, a Sanepar está levando os esforços de investimentos para as pequenas comunidades. Nestes dois distritos os investimentos somam R$ 48,1 milhões. Isto mostra o empenho da companhia em ampliar o serviço de esgotamento sanitário, reduzindo problemas ambientais e buscando eliminar as antigas fossas sépticas”, diz o gerente geral da Sanepar Sérgio Portella.
Da Redação
Foto – Reprodução