Início Maringá Prefeitura e APP-Sindicato pedem cancelamento de Processo Seletivo

Prefeitura e APP-Sindicato pedem cancelamento de Processo Seletivo

Mais de 2 mil candidatos, entre professores e funcionários de 25 cidades do Paraná, devem fazer a prova no Núcleo Regional de Educação (NRE) de Maringá para o Processo Seletivo Simplificado (PSS) para contratação de temporários. O processo está marcado para dia 13 de dezembro, mas a Prefeitura solicitou a suspenção da avaliação por conta do aumento dos casos de Covid-19.

A solicitação para que a data seja alterada foi enviada pelo Prefeito Ulisses Maia diretamente para o Governador Ratinho Júnior. Até o momento não houve resposta e a data segue inalterada, de acordo com a Secretaria da Educação e do Esporte do Paraná (Seed-PR). No Estado são 47.008 profissionais que se candidataram para a seleção.

A APP-Sindicato também é contra a realização da prova. Em frente ao Palácio Iguaçu, sede do Governo Estadual, alguns servidores chegaram a fazer greve por oito dias contra o edital publicado. Segundo o sindicato, a realização pode trazer riscos à saúde dos candidatos; para piorar, os idosos ou profissionais que possuem comorbidades não poderão fazer a prova.

Para a APP-Sindicato, ao invés de realizar o PSS, o valor de R$ 3,4 milhões poderia ser usado num concurso público depois da pandemia. Essa quantia é referente ao contrato entre Secretaria de Estado da Educação (Seed) e o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção de Promoção de Eventos (Cebraspe).

Atualmente, a avaliação é de caráter classificatório com questões da área de atuação. Além disso são avaliados critérios como tempo de serviço e titulação. Houve a proposta de uma redação e banca de avaliação, mas o Governo recuou com a recusa dos servidores. O pedido para cancelamento do processo também foi solicitado por outros municípios.

Por nota, a Seed informou que o assunto está sendo discutido mesmo com a data seguindo mantida. As medidas de prevenção aplicadas no dia da avaliação serão esclarecidas para todos que estão cadastrados. A secretaria ressalta a higienização dos locais de aplicação e distribuição de álcool gel. Candidatos terão de usar máscara, passarão por medição de temperatura e devem manter distanciamento de 1,5 metro.

Já o Governo disse que os candidatos que fazem parte do grupo de risco podem se inscrever no processo seletivo, não haverá nenhuma proibição. Porém, é sabido que os selecionados vão substituir professores do grupo de risco para Covid-19. Se classificado, o candidato será convocado para aulas quando acabar a pandemia, valendo contrato até 31 de dezembro de 2021, podendo ser prorrogado.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: